JornalCana

Apesar da chuva, canaviais podem ter queda de 8% em produtividade

A cana comprometida até setembro pelo longo período de estiagem, será difícil de recuperar. Essa é a opinião de Oswaldo Alonso, assessor técnico da Canaoeste – Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de SP, ao se referir aos 20 mm aproximados de chuva que caiu até a tarde desta segunda na região de Ribeirão Preto (SP). Segundo ele, descontando a cana bis, a perda em produtividade esperada para essa safra na região é de 8%.

“A Chuva vai auxiliar a cana plantada antes do mês de fevereiro e a cana colhida, mas a cana que está em pé sofreu muito stress hídrico. A tendência dela agora será brotar lateralmente, deverá sofrer e não deverá apresentar aumento de produtividade, apenas ganhará peso devido a absorção da água”, lembra.

De acordo com ele, essa seca fez com que o sistema radicular da cana ficasse “preguiçoso”. “A cana poderá sofrer um efeito semelhante de geada com a morte do meristema apical, com tendência de brotação lateral. Não haverá crescimento porque essa brotação deverá roubar toda a energia de crescimento da planta e sem sucesso para fins industriais”, reforça.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram