JornalCana

Aos 60 anos, Nova América é agora NovAmérica

A NovAmérica comemora o sexagenário com a alteração da marca Nova América para NovAmérica e um logotipo mais arrojado (veja no site www.novamerica.com.br). A empresa, que lidera o mercado de açúcar no segmento de varejo, atua na comercialização de açúcar industrial, álcool e no cultivo de laranja. O grupo também possui um terminal no Porto de Santos, no litoral paulista, que atende, além das demandas próprias, as de outras empresas produtoras de commodities e de uma trading.

As duas unidades agrícolas da empresa, em Tarumã e Paraguaçu Paulista, têm como principal atividade o cultivo de cana-de-açúcar, com produção de 6,6 milhões de toneladas por ano. O plantio é feito em aproximadamente 90 mil hectares. No período de descanso da terra, parte do terreno é ocupada por culturas de amendoim, soja e milho, o que previne o surgimento de pragas e o esgotamento precoce.

Já as unidades paulistas de agroenergia, em Tarumã, Maracái, Sertãozinho, Piedade, São Paulo, Paraguaçu Paulista, além de Caarapó, em MS, atuam na industrialização, empacotamento e comercialização de derivados de cana, com produção anual de 550 mil toneladas de açúcar, 220 mil m³ de álcool e 2,27 mil toneladas de levedura, além da geração de 63,8 mil MW/h de energia.

História

A história da família Rezende Barbosa, acionista do Grupo Nova América, tem sua origem na cidade de Tebas de Leopoldina, em Minas Gerais, e sempre foi ligada à agricultura. No final do século XIX, a família deixou a região, onde produzia café, em busca de melhores condições para o plantio.

No oeste do Estado de São Paulo encontraram terra de qualidade e novas técnicas para a lavoura de café e algodão. Estabeleceram-se na região de Ribeirão Preto, em Cravinhos, e adquiriram a Fazenda Estrela d`Oeste no município de São Simão, uma propriedade de 450 alqueires na qual cultivavam 250 mil pés de café.

Após a morte do marido Eugênio Barbosa de Rezende, com espírito empresarial e grande capacidade administrativa, Olga Ottoni de Rezende Barbosa assumiu a administração das fazendas, dirigiu e orientou o trabalho no campo, ao lado do irmão Nelson Ottoni de Rezende e do filho Renato de Rezende Barbosa, mesmo depois de mudar-se para São Paulo.

Com o crescimento dos negócios e com o intuito de manter a empresa familiar em expansão, foi criada a Companhia Agrícola Rezende para administrar as terras da família. Em 1944, Renato de Rezende Barbosa adquiriu a Fazenda Nova América, na cidade de Assis, onde foi instalada a primeira usina de açúcar e álcool do Vale do Paranapanema.

Desde então, com o trabalho árduo da família, a Nova América expandiu sua atuação com a aquisição de outras usinas e empresas no setor agroindustrial. Hoje, com Roberto de Rezende Barbosa à frente dos negócios juntamente com os irmãos José Eugênio e Renato Eugênio, a empresa tornou-se um dos 10 maiores produtores nacionais de açúcar e álcool e um dos 100 maiores grupos empresariais privados do Brasil.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram