JornalCana

Anvisa interdita 190 mil litros de agrotóxicos irregulares

Fiscalização realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na semana passada, nas fábricas das empresas Sipcam Isagro Brasil S.A e FMC Química do Brasil, em Uberaba (MG), interditou 190 mil litros de agrotóxicos irregulares. A ação, que contou com apoio da Vigilância Sanitária de Minas Gerais e da Polícia Federal, encontrou problemas que vão desde adulteração nos prazos de validade à falta do controle de qualidade dos produtos.

Na empresa italiana Sipcam Isagro Brasil S.A, o total de agrotóxicos apreendidos ultrapassou 50 mil litros. Estoques de produtos acabados, matérias primas e produtos em fase de processo (aqueles que estavam armazenados com a formulação iniciada, mas não concluída) estavam etiquetados com o prazo de validade para 31 de dezembro de 9999, o que evidenciou um indicativo de prazo indeterminado.

Outra irregularidade verificada na fábrica da referida empresa foi a produção de agrotóxicos com materiais decorrentes de devoluções ou de excedentes de outras campanhas, sem controle de qualidade. Os agrotóxicos Partner (utilizado na cultura de citrusi) e Metrimex 500 SC (herbicida usado na cana de açúcar), fabricados nos anos de 2009 e 2010, possuíam componentes em desacordo com os informes de avaliação toxicológica aprovados pela Anvisa.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram