JornalCana

Anúncio da Opep segura preço do petróleo

O anúncio da Opep conteve a alta dos preços do petróleo

O preço do barril de petróleo na Bolsa Mercantil de Nova York recuou US$ 1,32 ou 3%, encerrando o pregão desta quarta-feira em US$ 42,83.

A queda foi impulsionada pelo anúncio da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) de que tem uma capacidade de produção excedente de 1,5 milhão de barris por dia.

“Isso permitiria um aumento adicional imediato na produção”, comentou o presidente do cartel, Purnomo Yusgiantoro.

“A organização, mais uma vez, espera reiterar seu comprometimento em manter a estabilidade do mercado e em assegurar uma resposta na hora certa para as necessidades de fornecimento do mercado.”

Na terça-feira, Yusgiantoro havia dito que a organização não podia fazer nada para derrubar o preço porque não havia reservas internacionais.

Poços

O preço do produto ainda foi afetado pela notícia de que a Arábia Saudita, membro da Opep e o maior exportador mundial de petróleo, estaria planejando abrir novos poços antes do que estava previsto.

Dados do governo americano, que revelaram o aumento do estoque de gasolina no país, também ajudaram a conter os preços.

Além disso, a empresa russa Yukos anunciou, em Moscou, que oficiais de justiça concordaram em permitir que a gigante petrolífera use suas contas bancárias, que estavam congeladas, para dar continuidade aos seus negócios e pagar impostos.

No acumulado do ano, o combustível apresenta uma alta de cerca de 35%.

A preocupação de economistas e governos é que a escalada dos preços possa provocar inflação e restringir o crescimento econômico global.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram