JornalCana

Antônio Eduardo Tonielo recebe condecoração e título de cidadão de Sertãozinho

Solenidade reuniu familiares, amigos e lideranças do setor sucroenergético

Em sessão solene realizada na quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Sertãozinho – SP, concedeu a Antonio Eduardo Tonielo, o título de “Cidadão Benemérito”, sendo homenageado também com a Condecoração Maior do Município “Padre Antonio de Oliveira”.

Aos 83 anos, Antônio Eduardo Tonielo é, atualmente, presidente dos conselhos de administração da Copercana e do Grupo Viralcool, que possui três unidades industriais no estado paulista.

Parte de uma das famílias mais tradicionais do segmento, Tonielo empreende no setor há décadas.

Personalidade importante do setor sucroenergético foi destacada pelos vereadores e filhos, que citaram entre muitas coisas, que a sede administrativa da terceira maior cooperativa de crédito do Brasil, a Sicoob Cocred, que tem mais de 50 anos de história e 47 mil cooperados, leva o nome de Tonielo, que dedicou grande parte da sua vida às causas cooperativistas.

LEIA MAIS > SINDAÇÚCAR-PE é eleito entidade do ano no MasterCana Nordeste

A homenagem foi proposta pelo vereador Nanico Mazer, primeiro vice-presidente da Câmara, que em seu discurso afirmou que “estamos colaborando com uma das páginas mais lindas da história da nossa cidade. Por causa de pessoas como ele, o agronegócio hoje é motivo de orgulho para nossa nação”, disse.

Tirso Meirelles, Vice-presidente do SEBRAE-SP e Vice-presidente no Sistema FAESP/SENAR-SP, que também discursou durante a solenidade, destacou que

“Toninho foi um transformador de vidas e também de tecnologia, lembrando-se de um caminhão de transporte de cana 2422, campeão de vendas, construído em Sertãozinho”.

Falou também de sua atuação na construção da Associação dos Municípios Sucroalcooleiros do Estado de São Paulo, e da conquista da divisão do ICMSImposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) da cana, que anteriormente seguia todo para Paulínia – SP.

“Estava tendo o maior desemprego na nossa cidade na nossa região, mas Toninho segurava e não desempregava o pessoal da Viralcool. Fomos à luta nas indústrias automobilísticas para que se continuasse a fabricar o carro a álcool”, lembrou.

LEIA MAIS > RenovaBio: Plataforma CBIO passa a contar com Módulo de Contratos de Longo Prazo

Antonio Eduardo Tonielo e Fernando Reis Filho

Para Fernando Reis Filho, presidente da Canaoeste, trata-se de mais uma justa homenagem, “para um homem que ajudou a construir a história da cana-de-açúcar e hoje mais que expoente é uma das referências máximas do nosso setor”, ressaltou.

Acompanhado de sua inseparável esposa, Neli Tonielo, única e primeira mulher a comandar a prefeitura de Sertãozinho, Antonio Eduardo Tonielo, como de costume, creditou parte do sucesso, aos mais de 6.000 colaboradores que integram as empresas do grupo.

“Quero repartir essa homenagem com meus irmãos, alguns que já partiram, e com os nossos colaboradores. Nenhuma empresa cresce se não tiver colaboradores a altura.  Dentro da Copercana a mesma coisa, da qual sou um cooperado desde 1968, se não me engano. Temos que ter humildade e respeitar nossos colaboradores”, enfatizou Tonielo, agradecendo a homenagem.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram