Mercado

Antonio de Padua Rodrigues: Uma vida dedicada à cana-de-açúcar

Seu velório ocorrerá das 9h às 13h deste domingo (11), no Memorial Metropolitano de Piracicaba

Padua, diretor da Unica: Líder do Ano no Mastercana Centro-Sul
Padua, diretor da Unica: Líder do Ano no Mastercana Centro-Sul

Antonio de Padua Rodrigues, uma das figuras mais proeminentes e influentes no setor sucroenergético brasileiro, faleceu neste sábado (10). Ele iria completar 72 anos no próximo dia 15 de maio e lutava contra um câncer há um tempo. Padua, como era carinhosamente conhecido, deixou um legado extraordinário, marcado por décadas de contribuições significativas para o desenvolvimento e aprimoramento da indústria da cana-de-açúcar.

Ao longo de quase 50 anos de dedicação incansável, Padua desempenhou um papel fundamental em diversas frentes, desde os primórdios de sua carreira no Instituto do Açúcar e Álcool, onde participou ativamente do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-açúcar, até seus anos como diretor técnico na União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (UNICA), integrante da equipe da associação desde 1990 e diretor-técnico entre 2003 e 2022.

Como uma das lideranças mais relevantes, Antonio de Padua Rodrigues ficará marcado na história como um dos responsáveis pelo desenvolvimento do setor sucroenergético brasileiro. Para seus companheiros de trabalho, Padua será sempre lembrado por seu sorriso fácil, sabedoria e humanidade.

LEIA MAIS > Pádua, da UNICA, recebe homenagem pelos 45 anos dedicados ao setor bioenergético

Pádua foi lider do ano, em 2012

Natural de Rio das Pedras – SP, ele, que iniciou sua trajetória aos sete anos, quando ajudava a sustentar a família no corte manual da cana, realizou importantes projetos para o desenvolvimento do setor sucroenergético.

Destacam-se suas atuações como coordenador de Administração e Finanças do Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar) e supervisor Administrativo-Financeiro dos projetos financiados pela Secretaria de Tecnologia Industrial (STI) do Ministério da Indústria, Comércio e Tecnologia. De 1983 a 1990, Padua participou da implantação do Sistema de Pagamento de Cana por Teor de Sacarose (SPCTS) junto aos fornecedores de cana.

Sua liderança visionária e sua expertise foram fundamentais para a implementação de políticas que revolucionaram o setor sucroenergético.

Entre seus feitos mais notáveis está o seu papel na aprovação da lei que estabeleceu a mistura de 22% de etanol anidro na gasolina, na década de 90, um marco histórico que impulsionou a indústria de biocombustíveis no Brasil e teve impacto significativo na economia e no meio ambiente.

Padua também foi um dos mentores por trás do Consecana, um sistema inovador de pagamento aos produtores de cana que trouxe uma nova dinâmica de cooperação e harmonia entre os produtores e a indústria, fortalecendo assim toda a cadeia produtiva.

LEIA MAIS > Antônio Pádua Rodrigues é homenageado durante 6º Seminário UDOP de Inovações

Homenagem recebida na conferência da DATAGRO

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas, Serviço Social e Educação de Americana -SP, com especialização em Administração de Projetos na Faculdade de Economia e Administração (FEA) da Universidade de São Paulo, Padua recebeu diversas homenagens durante sua vida, entre elas, a da equipe da UNICA, em 2012, por ocasião do seu empenho na gestão exercida como presidente interino durante o período de transição, entre a saída de Marcos Jank e a chegada da então presidente executiva, Elizabeth Farina.

O trabalho de Padua à frente da UNICA em 2012 também foi reconhecido com a premiação “Líder do Ano,” entregue durante a 24ª edição do Prêmio MasterCana Brasil. Ele também foi homenageado na 22ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Etanol e Açúcar, em 2022, momento no qual se despedia como integrante da equipe da UNICA, e passaria a ser consultor da associação.

LEIA MAIS > Dia de Campo promove orientação para manejo sustentável da soja e cana

Antônio de Pádua Rodrigues

“Continuarei a contribuir com o setor, um pouco distante da luta diária. Guardo na lembrança um carinho especial por todas as pessoas que cruzaram o meu caminho. Meus agradecimentos a todos os presidentes de entidades representativas do setor e toda a equipe da UNICA. Agora chegou a hora de partir, ficar mais próximo da minha mulher, filhos e netos. Chegou a hora de apostar em mais uma nova geração. Obrigado cana-de-açúcar, que dissipada se transforma em açúcar, álcool e energia. Sigamos em frente!”, disse em agradecimento, na ocasião.

Padua também recebeu homenagem durante o 6º Seminário UDOP de Inovações, realizado em novembro passado, onde foi agraciado com o Troféu da Agroenergia, em reconhecimento à sua contribuição excepcional para o desenvolvimento do setor de bioenergia. A homeangem foi evidenciada na ediçáo 348 do JornalCana.

Mas o legado de Padua vai além de suas realizações profissionais. Ele era admirado não apenas por sua competência técnica e liderança, mas também por sua generosidade, humildade e dedicação à causa da cana-de-açúcar. Sua capacidade de inspirar e unir pessoas foi uma de suas marcas registradas, deixando uma marca indelével na comunidade sucroenergética.

LEIA MAIS > Expedição Custos Cana traz perspectivas da safra 2024/25

Recebendo o Troféu da Agroenergia das mãos de Hugo Cagno, presidente da UDOP

Em nota, a UNICA, lamentou a partida de Padua expressando profundos sentimentos de gratidão e reconhecimento por sua vida e obra. “Com imensa tristeza, a UNICA, representando seus associados e colaboradores, presta toda solidariedade e o sentimento de pêsames à família”.

A equipe do JornalCana lamenta profundamente a seu falecimento e expressa suas mais sinceras condolências à família e amigos. Seu legado de realizações e sua dedicação incansável à indústria sucroenergética brasileira nunca serão esquecidos e devem continuar a inspirar as gerações futuras. Descanse descanse em paz”.

O velório de Antonio de Padua Rodrigues ocorrerá das 9h às 13h deste domingo (11), no Memorial Metropolitano de Piracicaba, seguido pelo sepultamento às 13h no Cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba – SP.

Banner Revistas Mobile