JornalCana

ANP determina adição de corante ao álcool para evitar adulteração

Os consumidores com carro a álcool poderão contar com mais uma forma de se proteger de combustível adulterado. O mercado de combustíveis será obrigado a acrescentar corante laranja ao álcool anidro, que faz parte da composição da gasolina, em 30 dias. A nova regra foi aprovada ontem pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).

O mercado ilegal acrescenta água ao álcool anidro e o vende como álcool hidratado –que é o álcool usado para abastecer os automóveis, vendido nas bombas dos postos.

O álcool anidro tem preço inferior ao hidratado porque é isento de impostos, como o ICMS. “O uso prolongado do álcool adulterado provoca desgaste no motor do carro”, disse Gil Siuffo, presidente da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes).

O corante vai funcionar como um marcador do álcool anidro. Como ele será laranja, não poderá passar por hidratado. Com a nova norma, todos os postos do país terão de colocar um adesivo nas bombas de combustíveis informando ao consumidor que o álcool hidratado só poderá ser comercializado se for límpido e incolor.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram