JornalCana

Ano Novo, luta antiga

img9651

Esta primeira edição do ano do JornalCana traz em suas páginas (32 a 35) reportagem especial relatando o relevante impacto social da agroindústria da cana nas cidades consideradas novas fronteiras agrícolas do país.

Mostra famílias inteiras que foram beneficiadas pela transformação socioeconômica resultante da produção de cana-de-açúcar e da instalação de usinas em várias cidades.

Uma delas é Quirinópolis, no Sul de Goiás. Produzindo cana-de-açúcar há apenas dez anos, está atualmente entre as maiores produtoras do país e já é considerada polo industrial do setor sucroenergético.

Apenas para ficar em poucos exemplos, dados da economia do município de Quirinópolis indicam que só em 2012 o setor de serviços cresceu 12% e a indústria cresceu cerca de 35%. Na época em que as usinas chegaram, foram criados quase 10 mil empregos diretos e indiretos e agora o número médio anual é de 3 mil.

Outra cidade que está entre as maiores produtoras de cana do país é Conceição das Alagoas, em Minas Gerais. Seus moradores assim como a economia da cidade foram beneficiados com a instalação de usinas na cidade.

Outras cidades aparecem na matéria e todas levam à conclusão de que a agroindústria canavieira melhorou em muito a qualidade de vida de seus habitantes, proporcionando mais empregos, desenvolvimento social e progresso econômico.

Já publicamos histórias e cases como esses em outras edições. Periodicamente o fazemos, especialmente em momentos importantes. Entendemos que este é um deles. É um momento em que alguns empresários do setor se dizem cansados, beirando o desânimo.

Nossa esperança, ao publicar estas e outras notícias propositivas, trazendo um pouco do muito que o setor sucroenergético faz pelo país, é a de que os bravos de toda essa cadeia retomem a fé e o ânimo. Que levantem as mãos cansadas e voltem a acreditar e a lutar. Comunidades inteiras e parte significativa de nosso país dependem do nosso sucesso.

O ano é novo, mas a luta é antiga. Já vencemos antes. Vamos inovar e vencer novamente!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram