JornalCana

Aníbal quer distribuir custos de conexão para energia

O secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, disse hoje que apresentou, em reunião realizada segunda-feira com participantes do governo, uma proposta que visa a resolver os problemas de conexão enfrentados pelo setor sucroalcooleiro para ligar às redes distribuidoras a energia produzida por biomassa nas usinas.

A proposta tem como objetivo distribuir os custos da conexão, que hoje ficam concentrados nas usinas. O custo da conexão seria repassado para todo o sistema, incluindo usinas produtoras, distribuidoras e transmissoras. Segundo o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, os investimentos em conexão somam hoje 30% dos investimentos necessários para a cogeração de energia de cana-de-açúcar. “É um investimento que tem de ser feito pela usina mas que pertence ao sistema elétrico”, afirma.

Aníbal disse também que está pleiteando a realização de leilões regionais de energia elétrica, divididos por fontes. “É necessário que os leilões sejam regionais e que as fontes sejam diferenciadas porque seus custos são desiguais”, explica. O secretário acredita que a energia cogerada de bagaço é ainda pouco utilizada no Estado de São Paulo e poderia ser melhor aproveitada.

Uma das medidas de José Aníbal foi a desoneração de ICMS que permitiu a realização do retrofit nas usinas, o investimento na modernização das caldeiras de usinas antigas para que aumentassem sua capacidade de produção de energia a partir do bagaço. Foi adotado um diferimento de ICMS para os bens de capital necessários para o retrofit das usinas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram