JornalCana

Analistas preveem que alta da Cosan na bolsa deve continuar

A alta da Cosan SA Indústria & Comércio na bolsa deve continuar. Analistas elevaram suas projeções para o preço do papel depois de a empresa, co- proprietária da maior processadora de cana-de-açúcar do mundo, ter decidido expandir sua cadeia de distribuição de combustíveis como forma de blindar os ganhos da companhia das oscilações dos preços de alimentos.

Analistas elevaram a estimativa de preço das ações da Cosan em 12 meses em média 8,8 por cento desde meados de fevereiro, maior percentual entre empresas de biocombustível avaliadas por pelo menos três analistas e com faturamento anual acima de US$ 50 milhões, segundo dados levantados pela Bloomberg. A estimativa média de preço para a americana Green Plains Renewable Energy Inc. foi reduzida em 51 por cento no mesmo período, mais que qualquer outra companhia.

A Cosan, cujo salto de 43 por cento nos últimos 12 meses equivale a quatro vezes a alta do Ibovespa, está trocando o açúcar e o etanol em favor da distribuição como forma de se proteger dos atrasos na colheita, que levaram a empresa ao primeiro prejuízo trimestral em três anos. Em maio a empresa acertou a compra da Cia. de Gás de São Paulo, maior distribuidor de gás natural do País, e fez uma oferta por uma participação no capital da operadora de ferrovias ALL América Latina Logística SA.

“Eles são o exemplo mais extremo de diversificação entre os processadores de cana-de-açúcar”, disse Pedro Herrera, analista do HSBC Holdings Plc., que tem recomendação equivalente à compra para o papel, em entrevista por telefone de Nova York. “Antes de o processo de diversificação deslanchar, as ações oscilavam com o preço do açúcar. Agora ela tem ganhos mais estáveis e fica mais fácil para o investidor perceber o valor da companhia.”

“O primeiro trimestre fiscal foi um bom exemplo dos benefícios da diversificação”, disse o gerente de relações com investidores da Cosan, Guilherme Machado, em 9 de agosto, em entrevista por telefone de São Paulo. “Resultados fortes na unidade de distribuição de combustíveis compensaram o desempenho da área de açúcar e etanol. A diversificação está gerando valor ao acionista.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram