JornalCana

Análise de vibração e balanceamento em campo são temas de cursos

A empresa Spectra vai promover dois cursos no mês de junho: o primeiro é o de Análise de Vibração – Módulo I, que será promovido dias 16 e 17 de junho e vai abordar a capacitação para seleção de parâmetros de Medição de Vibração, tais como Unidade de Vibração, Valores em Pico, Pico a Pico, RMS, Valor Médio e Faixa de Frequência, além de realizar e avaliar Medições em Campo segundo recomendações de Normas Técnicas. O outro curso apresentado é o de Balanceamento em Campo, no dia 18. A capacitação para identificação e correção da vibração mecânica em rotores de máquinas rotativas produzida por balanceamento de massa, evitando-se desgastes desnecessários e falhas catastróficas, será apresentado nesse curso.

Segundo o palestrante, engenheiro Anderson Andrade Trigo, este é um curso voltado para técnicos e engenheiros interessados ou que trabalham já com Manutenção Preditiva ou Monitoramento de Condição de Máquinas Rotativas. “Não é necessário experiência anterior com Análise de Vibração, uma vez que será abordado desde os conceitos básicos em Análise de Vibração em Máquina Rotativas, tais como: Medições de Nível Global, Análise de Severidade da Vibração e Aplicação da Norma Técnica ISO 10816. Para complementar a exposição conceitual, haverá aplicação de exercícios em sala e demonstrações práticas em bancada de teste”.

Ele explica ainda que o curso de Balanceamento em Campo fornece informações para a identificação e correção de vibração mecânica em rotores de máquinas rotativas produzida por desbalanceamento de massa, evitando-se desgastes desnecessários e falhas catastróficas”, afirma.

Trigo diz que o curso habilitará os técnicos e engenheiros a manusear o Coletor de Dados de vibração, a configurar a medição de vibração no Software de Monitoramento Preditivo, selecionar os pontos de medição de vibração nas máquinas, realizar as medições de vibração no campo, analisar a Severidade da Vibração e fazer enquandramento na norma técnica ISO10816. “Estas habilidades permitem que os profissionais da área de manutenção estejam alinhados com o conceito mais moderno de manutenção que é a Manutenção Preditiva. A aplicação da Manutenção Preditiva promove o aumento da produtividade da planta e a redução dos custos da manutenção. No setor sucroalcooleiro isto significa a eliminação das paradas de produção não-programadas devido à quebra de máquina durante a safra e, na entressafra, realizar a intervenção somente nos equipamentos que tiverem com defeito que resultará numa enorme redução de custo se considerar que normalmente todas máquinas são abertas e os rolamentos, lubrificantes e outros componentes são substituídos sem necessidade, na maioria dos casos”, lembra.

A duração do curso de Análise de Vibração I é de dois dias ou 16 h para e de um dia ou 8h para o curso de Balanceamento. Os eventos serão realizados no Hotel Taiwan – Ribeirão Preto/SP. Mais informações: Spectra (16) 3877-5200, cursos@specmon.com.br.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram