JornalCana

Amyris investe em parcerias no Brasil

Desde 2009, a Amyris tem investido em parcerias com o setor sucroalcooleiro para a produção de especialidades químicas a partir da cana-de-açúcar. A maior parte dos investimentos começa a operar em 2012. Atualmente, a Amyris possui parcerias com a São Martinho, com a Paraíso Bioenergia S/A e com a Cosan, além de acordos de intenções com a Guarani e a Bunge.

A estratégia da Amyris é utilizar hidrocarbonetos da cana para produzir farneseno, uma molécula que pode ser transformada em várias especialidades químicas, lubrificantes e combustíveis, a partir de sua mistura com fermentadores específicos produzidos pela empresa americana. A Amyris também possui parceria com a Biomin Nutrição Animal, onde a produção de farneseno já está em operação, com produção de 300 mil litros mensais.

No segundo trimestre de 2012, a unidade que a Amyris está construindo em joint venture com o Grupo São Martinho, a SMA Indústria Química S/A, entra em operação. O acordo utilizará, inicialmente, 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar fornecidas pela Usina São Martinho, localizada no interior de São Paulo, para a produção do farneseno.

A previsão é de produção de 92 milhões de litros no primeiro ano na unidade da São Martinho. Os investimentos na SMA são de US$ 35 milhões. Na usina Paraíso Bioenergia, a produção também começa em 2012. Localizada em São Paulo, a expectativa é de que a nova empresa processe o caldo de até 1 milhão de toneladas de cana por ano. A expectativa é de que a planta, que será construída pela Amyris ao lado da usina Paraíso, entre em operação em 2012.

Diferente dos demais acordos, a Novvi, joint entre Amyris e Cosan prevê, inicialmente, que ela obterá farneseno de outras instalações de produção da Amyris para a produção de óleos básicos, como o que será utilizado na linha de lubrificantes EvoShield.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram