JornalCana

Zilor recebe selo Energia Verde 2021

Certificado que garante a comercialização da energia elétrica produzida pela companhia

A Zilor recebeu o certificado Energia Verde para a comercialização de energia elétrica limpa e renovável produzida pela companhia. A certificação foi divulgada no dia 4 de março, durante evento online realizado de forma virtual pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O selo, emitido pelo Programa de Certificação de Bioeletricidade, é a primeira certificação no país focada na energia produzida a partir da cana-de-açúcar e atesta que as empresas geram energia elétrica renovável e sustentável para o consumo próprio e para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o mercado livre de energia elétrica, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, já representa 30% do consumo nacional.

Para receber a certificação, a Zilor cumpriu determinados critérios de sustentabilidade estabelecidos no Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético – Etanol Mais Verde, além de atender as regras junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e ser associada à Unica.

LEIA MAIS > Feplana defende venda direta de etanol

Durante o webinar, a Zilor foi representada por Gil Mesquita de Oliveira Rabello Queiroz, gerente de Energia Elétrica da empresa, que destacou que a energia limpa produzida pela companhia impacta positivamente toda a sociedade. “A bioeletricidade é uma parceria sustentável para as comunidades e possui benefícios socioambientais para que o sistema energético nacional seja cada vez mais limpo e eficiente”, afirma.

Luiz Scartezini, diretor de Operações da Zilor

Segundo Luiz Scartezini, diretor de Operações da Zilor, esse reconhecimento demonstra o compromisso da companhia com o crescimento sustentável. “Conseguimos transformar a energia que vem do sol, através da fotossíntese, em energia elétrica limpa e renovável, nos tornando autossuficientes no consumo de energia e gerando excedentes para comercialização, diversificando assim nossas receitas”, destaca.

A Zilor produz energia suficiente para garantir 100% do abastecimento de suas unidades industriais e, na safra 2019/2020, gerou o excedente de 511 mil MWh de energia elétrica exportada, volume suficiente para iluminar uma cidade com aproximadamente 500 mil habitantes por um ano.

O Programa Energia Verde, iniciativa da Unica, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), é concedido desde 2015 para usinas produtoras de bioeletricidade, que cumprem os requisitos ambientais e de eficiência energética, e também para consumidores de energia no mercado livre.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram