Mercado

Já sabe o que é Usina 4.0? Gestores de usinas explicam

Saiba como é feita a transformação digital da indústria

Já sabe o que é Usina 4.0? Gestores de usinas explicam
Industria 4.0 já é uma realidade no setor conhecida como Usina 4.0

O conceito de Usina 4.0 tem despertado muito interesse. Por isso é necessário compreende-lo com clareza. A princípio, a proposta da Indústria 4.0 é revolucionar a maneira com que produtos e serviços são gerados. Isso através da conexão e otimização de toda a cadeia de valor — informações, pessoas e equipamentos — com uso intensivo de tecnologia digital. Uma das razões do interesse por gestores de usinas deve-se a estudos e levantamentos que indicam um potencial de redução de custo de manutenção, consumo de energia e aumento de eficiência.

DESTAQUE > Como a Usina Pitangueiras usa inteligência artificial para otimizar a extração na moenda

De modo que uma Usina 4.0 pode obter reduções expressivas principalmente em três áreas. Primeiramente, é possível reduzir custos de manutenção em até 40%. Do mesmo modo, reduzir o consumo de energia em até 20%. Ao passo que também se pode aumentar a eficiência do trabalho em até 25%. Esse conceito já está presente nas usinas e tem feito diferença na performance, sobretudo, industrial das plantas. Seus resultados já podem, inclusive, ser medidos e compartilhados por gestores de usinas.

Mas o que é preciso para implantar e transformar uma planta comum em Usina 4.0?

Para responder a esta questão, levando em conta, que o tema envolve muita tecnologia  e planejamento estratégico. E porque se trata de uma tendência acelerada pelas demandas das usinas em meio à pandemia. O JornalCana reuniu um time técnico com experiência comprovada em resultados para esmiuçar em detalhes como é feita a transformação da indústria digital.

LEIA MAIS > Profissional da Adecoagro dá detalhes sobre como transformar uma unidade em Usina 4.0
Dentre os especialistas e gestores de usinas estão:
  • Alexandre Menezes, gerente de divisão industrial do Grupo Pedra Agroindustrial;
  • Fábio Ramos, gerente Executivo Administrativo da Bevap;
  • Heberson Martins, Geração de Energia e Novos Projetos em Elétrica e Automação da Adecoagro
  • João Henrique de Andrade, diretor Vice-presidente da Usina Pitangueiras e
  • Nelson Nakamura, engenheiro mecânico com pós-graduação em produção, especialização em engenharia química e PhD em administração de empresas e diretor da Soteica do Brasil.

Gestores especialistas em Usina 4.0 apresentaram detalhes ao vivo nesse encontro inédito mediado pelo jornalista e presidente da ProCana Brasil, Josias Messias durante o Webinar JornalCana USINA 4.0.

Assista na íntegra:

Banner Revistas Mobile