JornalCana

Vídeo de onça “passeando” no canavial viraliza na internet

Redação do JornalCana recebeu as imagens de fontes indicando várias localizações da filmagem

O vídeo de uma onça “passeando” por um canavial vem circulando entre grupos de WhatsApp nos últimos dias, despertando a curiosidade das pessoas, já que os locais indicados da filmagem são diferentes.

No último dia 20, o fato foi pauta de uma matéria da CBN de Maringá e GMC Online, ambos do mesmo grupo, que disponibilizaram o vídeo sugerindo que o mesmo teria sido feito por um funcionário de uma usina de açúcar, no Jardim Olinda, região de Maringá – PR. A matéria inclusive cita que as autoridades municipais estão preocupadas com o aumento de aparições desta espécie de felino.

De acordo com a reportagem, as cidades que margeiam o rio Paranapanema, relatam pelo menos 10 aparições no mês de maio e mais 3 em junho, nos municípios de Jardim Olinda, Itaguajé e Paranapoema. As três localidades concentram áreas de matas, fazendas e grandes plantios agrícolas.

LEIA MAIS > Pecege avalia que mudanças tributárias devem reduzir rendimentos das usinas

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jardim Olinda, as onças começaram a ser vistas com mais frequência desde o início de maio. Por conta disso, o município emitiu alerta aos moradores. A recomendação é para que as pessoas evitem andar sozinhas, principalmente à noite. Caso pegadas sejam encontradas, fotos e a localização devem ser repassadas aos órgãos competentes. Recomendações, que foram compartilhadas por demais prefeitos da região.

Ao mesmo tempo que ter um felino “por perto” preocupa, ver que a fauna passou a conviver com os canaviais, tem sido motivo de orgulho e de muito trabalho de algumas unidades sucroenergéticas, como a Usina São Manoel, que criou o “Programa Bicho Vivo”, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Ambiental e Prefeitura de São Manuel – SP.

Em nota divulgada em suas redes sociais nesta quinta-feira (23), a São Manoel informou que o registro da onça-parda (Puma concolor) no canavial foi feito por um colaborador da usina, no último dia 13 de junho, na Fazenda Campo do Pau D’Alho.

LEIA MAIS >RenovaCalc vai incorporar o óleo de palma na rota de biodiesel

“O monitoramento da fauna das nossas áreas de influência direta possibilita a preservação das espécies de animais locais. A presença dessa onça-parda, que está no topo da sua cadeia alimentar, confirma que todos os outros animais que a compõem também estão presentes nas nossas matas”, afirma a nota da usina.

Mas, como a onça, o “famoso” vídeo continua “passeando” com outras sugestões de localidades, incluindo canaviais de Mato Grosso do Sul e da região de Sertãozinho, no interior de São Paulo.

Nesta sexta-feira (24), voltou à mídia, desta vez, como matéria do G1 (São Carlos e Araraquara), que informou que o “passeio” da onça-parda aconteceu na Fazenda Palmital, em Ibaté – SP, na segunda-feira (20) e que o registro do felino havia sido feito por um funcionário da propriedade.

O diretor do Parque Ecológico de São Carlos, Fernando Magnani, afirmou que não há motivos para temer o animal quando der ‘de cara’ com ele. De acordo com o diretor a onça-parda tem alguns comportamentos parecidos com gatos domésticos e quase nunca oferece riscos ao ser humano.

Em tempos de “Juma Marruá” (personagem que vira onça na novela “Pantanal” remake da TV Globo), a nossa “felina” famosa do vídeo deverá passear muito mais nos próximos dias.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram