JornalCana

Vendas de etanol cresceram na 1ª quinzena da safra 2021/22

Elevação foi influenciada pela maior demanda do mercado interno

Na primeira quinzena da safra 2021/2022, as unidades produtoras do Centro-Sul comercializaram 960,75 milhões de litros de etanol, registrando avanço de 19,53% em relação ao mesmo período da safra 2020/2021.

O aumento ocorreu pelo crescimento da venda para o mercado doméstico, que totalizou 943,48 milhões de litros – alta de 23,11%. As exportações, por outro lado, retraíram em 53,75%, alcançando apenas 17,53 milhões de litros.

No mercado interno, o volume de etanol hidratado comercializado foi de 650,50 milhões de litros, ante 567,28 milhões do ciclo anterior, avanço de 14,67%. No caso do etanol anidro, a alta registrada foi de 47,15%, com 293,00 milhões de litros vendidos.

A comercialização de etanol destinado a outras finalidades retraiu 32,94% na primeira quinzena de abril, totalizando 36,54 milhões de litros e interrompendo momentaneamente a trajetória de crescimento observada desde o início da pandemia.

LEIA MAIS > Covid-19: Entenda a importância das parcerias e contribuições das usinas à sociedade

“O aumento das vendas no mercado doméstico decorre da competitividade do biocombustível e do maior consumo na comparação com 2020. Todavia, ao fazermos um paralelo das vendas atuais com as ocorridas na safra 2019/2020, quando não havia o efeito da COVID-19, observamos retração de 3,28% para o etanol anidro e de 25,46% para o etanol hidratado no mercado interno”, explicou comenta Antonio Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA

Outros detalhes sobre a temporada de cana atual serão dados por Rodrigues no webinar “Safra Cana 21/22 – Projeções de Produção e Preços”, que será realizado no dia 5 de maio, a partir das 19h. Com moderação do jornalista Josias Messias, o evento on-line contará também com a participação de:

Júlio Maria M. Borges, sócio-diretor na JOB Economia e Planejamento;

Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor presidente da Canaplan e

Maurício Ferreira Lopes, gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Faça a sua inscrição e assista ao webinar ao vivo: clique AQUI!

Patrocínio:

AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br

GDT by Pró-Usinas – Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.

HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.

Project Builder — Todas ferramentas de gestão de projetos e colaboração num só lugar. Conheça já!

S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

Telog – Soluções Logísticas para o setor sucroenergético

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram