JornalCana

Vendas de etanol alcançaram 30,79 bilhões de litros na safra 20/21

Volume representa uma queda de 7,49% na comparação com o ciclo 19/20

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul aumentaram em março, mesmo com a queda observada na segunda quinzena.

No total, foram comercializados 2,41 bilhões de litros no mês, sendo 162,36 milhões de litros destinados à exportação e 2,25 bilhões de litros ao mercado doméstico.

No mercado interno, o aumento nas vendas decorre da comercialização de 1,48 bilhão de litros de etanol hidratado.

Pela primeira vez na safra, as vendas domésticas de etanol hidratado apresentaram aumento em relação ao mesmo período de 2019: 1,48 bilhão de litros este ano, ante 1,39 bilhão de litros registrados no último ano (crescimento de 6,39%).

 

“Essa comparação deve ser realizada com cautela devido aos efeitos da pandemia. De todo modo, o resultado do mês mostra que o consumidor deu preferência ao hidratado devido ao diferencial de preço do biocombustível em relação ao valor praticado pela gasolina”, explicou Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA).

 

Na safra recém-encerrada, as vendas de etanol pelas unidades produtoras alcançaram apenas 30,79 bilhões de litros, o que representa uma queda de 7,49% na comparação com o ciclo 19/20. As restrições à mobilidade em 2020 fizeram com que o volume vendido retornasse aos patamares observados na safra 2018/2019.

LEIA MAIS > CEO fala sobre a 1ª planta de etanol de milho da região Norte/NE

Do total vendido pelas usinas do Centro-Sul no ciclo que se encerra, 2,70 bilhões de litros foram destinados ao mercado externo (crescimento de 40,88%) e 28,10 bilhões de litros foram comercializados internamente (retração de 10,44%).

 

Rodrigues explica que “a oferta do biocombustível acompanhou os movimentos na demanda por parte do consumidor final que, devido aos acontecimentos de 2020, reduziu drasticamente a compra de combustíveis”.

De acordo com o diretor, apesar da produção recorde de açúcar, o setor produziu volume de etanol mais do que suficiente para garantir o abastecimento interno no mercado de combustível e, adicionalmente, ofertar volume extra de álcool sanitizante utilizado durante a pandemia de Covid-19.

 

“O estoque de etanol no final da safra é praticamente o mesmo observado no início deste ciclo, garantindo o equilíbrio entre oferta e demanda para os próximos meses”, finalizou Rodrigues.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram