JornalCana

Usinas de MG estão prontas para ampliar a cogeração

Das 19 usinas associadas a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) que exportam energia para o Sistema Interligado, 9 têm um processamento anual de cana capaz de viabilizar o investimento em cogeração, podendo aumentar a potência de geração de energia em aproximadamente 250 MW.

A informação está no Diagnóstico de Produção de Energia Elétrica do Setor Sucronergético de Minas Gerais – 2014, feito pela Siamig.

Conforme o levantamento, as empresas consultadas pretendem ampliar a capacidade de geração de energia elétrica, investindo aproximadamente R$ 312 milhões nos próximos 3 anos, sendo a maior parte prevista para este ano de 2015.

Em termos de potência o incremento seria de 75 MW em 2015 e 70 MW em 2016.

No leilão de fontes alternativas a ser realizado em 2015, estão inscritas 4 usinas de Minas Gerais com potência prevista de 202 MW e início de fornecimento em 2019. Há algum tempo tem se discutido sobre a queima da palha para aumentar a geração de vapor e consequentemente a exportação de energia elétrica. O uso da palha para geração de energia pode aumentar a oferta de eletricidade entre 12 a 15%. A partir de amostra de usinas consultadas, isso representaria uma oferta adicional de 274 GWh.

Treze usinas têm planos de investir cerca de R$ 28 milhões nos próximos dois anos para aquisição de maquinários para o enfardamento, transporte e manipulação da palha na usina, possibilitando assim a utilização desta biomassa como combustível nas caldeiras.

 

Exportacao_para_sistesma_interligado_em_2014

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram