JornalCana

Usinas da Cofco conquistam Certificado Energia Verde da Unica/CCEE

O Certificado é concedido para usinas que cumprem requisitos de geração renovável e de eficiência energética

As usinas de Catanduva, Meridiano, Potirendaba e Sebastianópolis, que integram o conglomerado global Cofco, conquistaram na quinta-feira, dia 9, o Certificado Energia Verde emitido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), no âmbito do Programa de Certificação da Bioeletricidade promovido pela Associação em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Representando a Cofco International Brasil, as usinas foram as primeiras inscritas no Programa que conseguiram o Certificado Energia Verde, referente à Edição 2022 do Programa, que considera na análise a energia elétrica a ser produzida ao longo de 2022 com biomassa da cana-de-açúcar.

LEIA MAIS > Brasil e Dinamarca assinam memorando de entendimento sobre energias renováveis

O Programa de Certificação da Bioeletricidade Energia Verde foi criado em 2015 pela UNICA, em parceria com a CCEE e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), com a emissão do Certificado e do Selo Energia Verde. O Certificado Energia Verde é concedido para usinas produtoras de bioeletricidade que cumprem requisitos de geração renovável e de eficiência energética.

Já o Selo Energia Verde é concedido a comercializadoras e consumidores no mercado livre de energia elétrica que contratam bioeletricidade gerada a partir da biomassa de cana-de-açúcar, uma energia neutra em emissões de gás carbônico. Trata-se da primeira inciativa no mundo focada estritamente no setor sucroenergético.

LEIA MAIS > Prêmio MasterCana Brasil 2021 acentua protagonismo do setor bioenergético

Com renovação anual, o Programa visa reconhecer e incentivar a ampliação da produção de energia através da biomassa da cana. A iniciativa contribui para qualificar e valorizar cada vez mais a geração de energia sustentável a partir da biomassa que tem papel fundamental no suporte ao setor de energia.

De janeiro até novembro deste ano, segundo levantamento da UNICA, com base em dados da CCEE, a fonte biomassa em geral produziu 24.442 GWh para a rede elétrica nacional, oferta suficiente para atender quase 13 milhões de residências ao longo do ano ou reduzir as emissões de CO2 estimadas em 7 milhões toneladas, marca que somente seria atingida com o cultivo de 48 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram