JornalCana

Usina São Manoel capta R$ 100 milhões com emissão de seu primeiro CRA Verde

Recursos serão utilizados para renovação de canavial com foco na produção de etanol

A usina tem certificação do RenovaBio desde 2020

A Usina São Manoel concluiu a captação de R$ 100 milhões em um Certificado de Recebível do Agronegócio (CRA) qualificado como Título Verde.

A operação foi realizada nos termos da Instrução da CVM nº 476, de 16 de janeiro de 2009, conforme alterada (“Instrução CVM 476”), tendo sido conduzida pelo Banco BTG Pactual S.A na qualidade de instituição intermediária líder.

O processo foi auditado pela SITAWI, organização referência em análise de performance socioambiental de empresas e instituições financeiras e pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social. Além dessas organizações, a primeira emissão CRA da São Manoel terá a empresa Virgo Companhia de Securitização (nova denominação da Isec Securitizadora S.A.) como securitizadora.

Os recursos obtidos com a emissão serão utilizados para renovação de canavial com foco na produção de etanol, combustível renovável que contribui para redução das emissões dos gases do efeito estufa. Em linha com esse objetivo, a São Manoel possui, desde 2020, a certificação RenovaBio.

A usina reportará, até o vencimento da emissão em julho de 2027, a progressão da aplicação dos recursos e o impacto ambiental gerado, por meio dos seguintes indicadores: destinação efetiva dos recursos para os usos previstos e investimentos temporários; divisão percentual entre a produção de açúcar e etanol na safra; geração elétrica – geração e consumo interno (MWh); emissões de gases de efeito estufa com base em análise de ciclo de vida do biocombustível produzido, através da ferramenta RenovaCalc; evidência de que a São Manoel está em conformidade com a Exigência 2 do critério de Bioenergia da CBI: risco de impacto indireto no uso da terra; evidências que a cana adquirida de terceiros não é proveniente de áreas em que houve conversão de vegetação nativa recentemente; e avaliação sobre o uso de matérias primas que atendem a melhores práticas ambientais e sociais (Exigência 4 do critério de Bioenergia da CBI).

LEIA MAIS > Por que o controle biológico e manejo integrado de pragas nos canaviais continua crescendo
Recursos serão usados para a renovação do canavial

A operação está alinhada às políticas de ESG da companhia, contemplando os temas de eficiência energética e combate às mudanças climáticas, que compõem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Atualmente, a São Manoel possui capacidade de moagem de 4,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, para produção de 260 mil toneladas de açúcar, 170 milhões de litros de etanol e 3.500 toneladas de levedura no período.  São, ao total, 55 mil hectares de cana-de-açúcar, em uma área que abrange 11 municípios.

Com sede localizada na cidade de São Manuel, na região central do estado de São Paulo, a empresa gera mais de 1.950 empregos diretos e abastece os mercados nacional e internacional.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram