JornalCana

Usina Jacarezinho planta mais de 100 mil mudas de espécies nativas

Programa envolve plantio e educação ambiental para crianças e jovens estudantes

Uma das pioneiras na produção de açúcar e etanol no Paraná, a usina Jacarezinho, do Grupo Maringá, sócia da Copersucar, vem se dedicando nos últimos oito anos ao reflorestamento da região de Jacarezinho e promovendo ações de conscientização ambiental com estudantes locais.

Desde 2012, já foram plantadas, aproximadamente, 100 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica às margens do Rio Paranapanema, que hoje é Área de Proteção Permanente (APP).

Neste ano, o destaque foi o plantio de mil mudas, que, em razão das medidas de segurança sanitárias, contou com a participação de uma equipe reduzida de lideranças e colaboradores das áreas Agrícola e Meio Ambiente da usina.

A iniciativa é parte do Programa Paraná Mais Verde, da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que tem o objetivo de restaurar mais de 500 hectares de mata, com distribuição de mais de 545 mil mudas, em especial de espécies da flora ameaçadas de extinção, como estratégia de fomento da conservação da biodiversidade.

No bioma Mata Atlântica, a lista oficial registra 276 espécies vegetais nessa condição, entre elas palmeira juçara, araucária e várias orquídeas e bromélias.

Jequitibá, angelim, jacarandá, jatobá, ipê roxo e pau-óleo, apenas para citar algumas das cerca de 60 espécies já plantadas, além de muitas árvores frutíferas, como gabiroba, uvaia e jerivá.

“É incrível a quantidade de animais e pássaros que estão reaparecendo, como onça parda, capivara, tatu, gato-do-mato, tucano, beija-flor, papagaio. As aves vêm se alimentar e ajudam na recomposição da mata ciliar ao espalhar as sementes”, explica o gerente Administrativo da usina, Leandro Bacon.

LEIA MAIS > Último dia de inscrições para concorrer ao Prêmio MasterCana Brasil

Além do plantio, o projeto de conservação ambiental da Jacarezinho envolve palestras para crianças e jovens estudantes da rede pública local, abordando a importância do reflorestamento e da manutenção dos ecossistemas no entorno dos rios e o perigo do fogo nas matas, entre outros temas.

No trabalho de conscientização ambiental, a usina também promove passeios ecológicos e brincadeiras interativas com os alunos, elabora e distribui cartilhas informativas, faz campanhas de divulgação em outdoors e participa de programas de rádio.

O trabalho de preservação engloba o monitoramento diário do canavial, a fim de prevenir incêndios. “É comum o descarte irregular de lixo no local e o hábito de alguns pequenos produtores de queimar lixo doméstico ou usar fogo para limpar o terreno para plantar”, relata Leandro.

“Quando identificamos qualquer material inadequado na plantação ou fumaça na vizinhança vamos até a casa da pessoa e fazemos um trabalho de conscientização, explicando o perigo e as consequências.”

Em casos de emergência, a usina conta com brigadistas, caminhões de bombeiro e uma equipe multidisciplinar treinada no combate a incêndio e primeiros socorros.

“Reconhecemos nosso papel como organização e atuamos de forma autossuficiente para seguirmos aliados ao meio ambiente, proporcionando um futuro promissor à sociedade”, afirma o gerente de Operações Agrícolas da Jacarezinho, José Ricardo Zanata.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram