JornalCana

Usina Goiasa soluciona problema na sulfitação e cozimento

E melhora a qualidade do açúcar especial; gestor de produção explica como foi

Usina Goiasa é especializada em açúcar especial

Instalada em Goiás, a Usina Goiasa produz etanol, açúcar cristal, açúcar cristal orgânico, energia elétrica a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Especializada na produção de açúcar especial a usina conta com a especialização de Paulo Martins, gestor de produção da unidade. Sempre em busca de soluções para aperfeiçoar sua produção, o profissional trabalhou na correção de dois pontos fundamentais no processo de produção de açúcar e o resultado é que a unidade produtora produziu açúcar especial com mais qualidade na safra 2020/21.

DESTAQUE > Conheça 4 formas de aumentar a fabricação e qualidade do açúcar

Os dois pontos que estavam vulneráveis no processo de fabricação de açúcar da Usina Goiasa, eram a sulfitação e o cozimento. Recapitulando a importância desses processos, a sulfitação consiste em promover o contato do caldo com o dióxido de enxofre (SO2) para sua absorção, tem por finalidade: diminuir a viscosidade do caldo; eliminar micro-organismos; coagular materiais coloidais e prevenir o aumento de cor açúcar no armazenamento.

SAIBA MAIS > Quais são os cuidados na fabricação de açúcar que aumentam a qualidade
Problemas na sulfitação
Paulo Martins, da Goiasa, celebra a produção de açúcar dessa safra

Ao passo que o cozimento, consiste na conclusão da evaporação da água  para obtenção da massa. Resultando na qualidade do açúcar são diretamente relacionados com a limpeza dos cozedores. Martins lista os problemas enfrentados. “No processo de sulfitação e decantação, nos deparamos com temperatura alta no forno e na coluna gerando SO3. Além disso, variações anormais da temperatura do caldo e desequilíbrio da dosagem de polímero”, relata.

Problemas no cozimento

O gestor de produção da Usina Goiasa também elenca quais foram os problemas no cozimento. “Os principais problemas enfrentados no cozimento foram a desqualificação do açúcar por pontos pretos e reclamações de alguns clientes pela qualidade do açúcar”.

Como esses percalços foram solucionados?

Com os problemas identificados, a expertise do gestor de produção da Goiasa continuou em ação. De modo que ao longo da safra os problemas foram solucionados e a usina melhorou a qualidade de seu açúcares. Sobretudo, a do açúcar especial. Paulo Martins deu detalhes sobre como ele e sua equipe obtiveram as soluções necessárias no 1º SINATUB Fabricação de Açúcar.

Assista ao vídeo:

Patrocínio:

  • Axhiom Sistemas Inteligentes — mais inteligência nas suas máquinas e operações agrícolas.
    Chegou o CBI, o computador de bordo inteligente da Axhiom.
  • GDT by Pró-Usinas– Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site www.usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram