JornalCana

Usina e fornecedores de cana: vale a pena desenvolver uma parceria estratégica?

Gestores de usinas e representantes de fornecedores respondem

Parceria usina e fornecedor é um dos caminhos para alta produtividade

Atualmente a expansão dos canaviais e o aumento da produtividade são ações estratégicas para qualquer usina de cana. Nesse sentido, o CAPEX relacionado à terra e às operações agrícolas passa a ser o principal tomador de capital das usinas. Entretanto, a maior parte das unidades produtoras não dispõe desse capital — no caso da terra, tanto por aquisição, quanto por arrendamento.

Cuidado minucioso x maior capital financeiro e tecnológico

Por outro lado, parafraseando o ditado “o olho do dono é que engorda o gado”, alguns exemplos mostram que o olhar próximo do dono da terra faz o canavial crescer. Ou seja, propriedades menores que possuem um dono que acompanha minuciosamente as operações no canavial costumam ser mais produtivas do que as áreas geridas pelas usinas. Contudo, as usinas tem melhor acesso à fontes de capital e à tecnologia, principalmente àqueles que cultivam áreas menores.

DESTAQUE > Quanta cana de fornecedores as usinas estão usando atualmente

Mas diante desse quadro há um porém, pois existem grupos de usinas que trabalham em parceria com seus fornecedores de cana disponibilizando capital, inovações tecnológicas, extensão técnica e apoio logístico que contribuem para melhorar a produtividade, inclusive de pequenos produtores. Grupos como Coruripe, Raízen e Zilor, por exemplo, dão mostras de que é possível, e é um bom negócio, fazer uma parceria estratégica com seus fornecedores de cana. Ainda mais agora, com o Renovabio. Uma vez que os Cbios despontam como um diferencial de remuneração para a cadeia produtiva.

Mas, como viabilizar a parceria entre grupos de usinas e fornecedores de cana?
Quais modelos se mostram mais produtivos, competitivos e sustentáveis?

Para discutir caminhos e mostrar cases de sucesso, em um momento altamente estratégico para o setor, o JornalCana realizou dia 23/9, às 19h, o Webinar Usinas & Fornecedores de Cana. 

Assista ao vídeo completo:

Patrocínio:

HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde

Horus Aeronaves — Horus: empresa de soluções em mapeamento para o canavial com drones e software desenvolvidos com a expertise de mais de 6 anos no mercado.

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

Ubyfol — A UBYFOL é referência em nutrição complementar para cana-de-açúcar. Oferece produtos de alta performance com tecnologia exclusiva garantindo máxima produtividade.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram