JornalCana

Usina Cocal e Cocamar integram soja e cana por meiosi

Colheita da oleaginosa está programada para este mês

Foto: Divulgação

A cooperativa Cocamar e a Usina Cocal programam para este mês o início da colheita de soja cultivada com  cana-de-açúcar pelo sistema meiosi.

O cultivo é realizado em área do interior paulista próxima a Narandiba, município no qual a Cocal possui unidade produtora.

Por esse sistema, o cultivo de soja ocorre em espaços intercalares às fileiras de mudas de cana.

A oleaginosa entra para reformar as áreas que, com o passar dos anos, vão perdendo produtividade.

O sistema de integração soja e cana por meiosi já é celebrado pela cooperativa e pela empresa sucroenergética.

O evento demonstrou a viabilidade do projeto, que teve início em 2019, após quase dois anos de estudos, destaca a cooperativa em nota.

O projeto, emenda, envolveu 19 produtores selecionados pela cooperativa e 5,2 mil hectares.

Oportunidade nova

Para a Cocamar, a integração cana e soja oferece uma oportunidade nova e sustentável aos seus cooperados, relata a cooperativa.

Ela fornece insumos, orientação técnica e recebe toda a produção nas unidades de Iepê e Cruzália, cidades próximas a Naranbida.

Com essa estrutura, a Cocamar, ao lado Cocal, promovem o desenvolvimento social e econômico.

Em nota da cooperativa, diretores da Cocal relatam que a reforma das áreas de canaviais com soja é uma forma de aumentar a produtividade da cana.

Além disso, melhora o perfil dos solos e reduz o custo das operações.

Leia também: 

2020 não terá El Niño e será um ano bom de chuvas, afirma o meteorologista Luis Molion

 

Dia de campo

O funcionamento do sistema de integração soja e cana por meiosi foi apresentado em 27/02 em dia de campo promovido pela Cocamar e pela Usina Cocal.

Dia de Campo em Narandiba em 27/02: presença de representantes de usinas também interessadas na integração soja-cana por meiosi (Foto: Divulgação)

A iniciativa atraiu, também, representantes de outras usinas paulistas e do Mato Grosso do Sul interessados em conhecer mais detalhes.

Recentemente, quando passou pelos municípios de Narandiba e Iepê, o Rally Cocamar de Produtividade constatou a excelente condição das lavouras de soja, entrevistando produtores e técnicos.

Os cooperados são assistidos por um engenheiro agrônomo e contam com seguro para a cobertura de 37,1 sacas por hectare (90 sacas/alqueire).

Com a proximidade do início da colheita, nesse mês, a expectativa é de um resultado nos mesmos volumes que conseguem em suas terras.

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram