JornalCana

Usina aumenta produção de etanol orgânico e mostra como rentabilizar com o produto

Gestor de produção de etanol conta os detalhes

Produção de etanol orgânico da Goiasa é uma das mais eficientes do país

Como forma de garantir que o etanol seja produzido de forma saudável e sustentável, produtores desenvolveram métodos de produção de etanol orgânico, utilizando insumos especiais, adaptando a destilação e a fermentação de modo a evitar a inserção de produtos nocivos.

LEIA MAIS > BMW testa motor a etanol para seu carro elétrico

O etanol orgânico consegue poupar cerca de 30% da água utilizada em seu processo de produção, sendo vantajoso para o produtor e para o meio ambiente. Esse tipo de etanol pode ser utilizado para produção de cosméticos orgânicos como, perfumes, colônias e desodorantes 100% orgânicos. Também podem ser utilizados na indústria alimentícia na produção de vinagres, conservantes naturais e produção de bebidas, como a cerveja orgânica e destilados. 

LEIA MAIS >  Caminhos para eliminar custos e aprimorar o processo fermentativo em usinas de cana

Diante de todas essas possibilidades, a produção de etanol orgânico é uma boa oportunidade de produção para as usinas, principalmente as que já possuem produção de açúcar orgânico. A Usina Goiasa, por exemplo, produz desde 2010 e por considerar um ótimo investimento aumentou sua produção em 2020. “O etanol orgânico é um produto de alto valor agregado e por isso traz um excelente retorno financeiro”, afirma o gestor de produção de etanol, Giovanni Carlo Rabesco. 

Rabesco, da Goiasa

O profissional, que é especialista nos processos de produção do etanol traz detalhes sobre a produção, apresentando desafios como, contaminação bacteriana, leveduras nativas, floculação e os gargalos na disponibilidade de insumos orgânicos. Além disso, comenta sobre as oportunidades encontradas no processo, incluindo ferramentas que promovem a estabilidade do processo fermentativo.  

Tudo isso, durante o 9º SINATUB Processos, Fermentação e Produção de Etanol – 2ª Sessão, que acontece quarta-feira, 14/7, às 19h. O painel online terá as presenças de: 

Daniel Fernandes, engenheiro químico da Soteica 
Giovanni Rabesco, gestor de produção de etanol e projetos da Goiasa 
[Participação Especial de] Jaime Finguerut, diretor do ITC – Instituto de Tecnologia Canavieira

Inscreva-se para assistir Ao Vivo e Gratuito: jornalcana.com.br/webinar

Patrocínio: 

AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!

HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.

Química Real –  A melhor opção para a fermentação.

S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br  

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram