JornalCana

Uma safra de “folhas e falhas”

Confira todo o conteúdo do JornalCana de fevereiro

A expectativa sobre o início da safra 2022/23 é geral e traz indagações sobre o quanto os problemas críticos em decorrência da seca, incêndios e geada, que atingiram as lavouras nos últimos dois anos, irão atrasar o início da nova temporada.  A volta das chuvas e maior estabilidade climática podem garantir a produtividade e preços melhores que o da safra passada, mas a situação ainda preocupa os produtores.

Diante deste cenário, o JornalCana de fevereiro traz um panorama com informações de especialistas que destacam as ações adotadas para salvar o canavial e evitar perdas e mais prejuízos. Para Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG e CANAPLAN, as usinas precisam direcionar o investimento no desenvolvimento da cana. “Duas realidades que compõem a safra: uma safra de folhas e falhas. Tem muito mais folha do que cana, mas com muitas falhas”, disse.

Também ganha destaque, nesta edição, a aposta das usinas na diversificação dos seus produtos, com investimentos em novas plantas de E2G, etanol de milho e biogás. Exemplos são destacados na edição, como o da Raízen que anunciou a construção de novas unidades voltadas à produção de etanol celulósico, sendo uma delas anexa à Usina Guariba e a Uisa, que firmou acordo com a Geo Biogás & Tech, para a construção de uma planta anexa ao complexo industrial da usina, localizado em Nova Olímpia (MT).

LEIA MAIS > Usinas do Nordeste querem consolidar biogás e biometano no Brasil

A matéria de capa destaca que o Ingenio Aguaí, localizado na Bolívia, é a primeira unidade produtora fora do Brasil a se tornar uma Usina 4.0. A açucareira consolida-se como líder tecnológico no segmento de produção de açúcar da América Latina com a assinatura do contrato de implantação do S-PAA, único software de Otimização em Tempo Real (RTO)RTO para usinas de açúcar e etanol em todo o mundo e, inclusive, o único que controla de forma integral plantas de processo contínuo.

“Essa tecnologia vem nos ajudar a ser mais eficientes em nossos processos e mais produtivos nos resultados. É o passo que nos permite inteligência artificial, internet das coisas, entre outros, além de combinar técnicas avançadas de produção e operações inteligentes”, afirmou Cristóbal Roda Vaca, representante do Conselho de Administração e Acionistas da Aguaí, na assinatura do contrato, no dia 9 de fevereiro.

Na área agrícola, o leitor encontra informações sobre as novas tecnologias que podem revolucionar as lavouras, como as sementes no plantio, que prometem dobrar a produção da cana-de-açúcar. Encontram também dicas de especialistas para reduzir os custos ao mesmo tempo em que se aumenta a eficiência e produtividade do setor bioenergético. Além de informações sobre manutenção, com cases de usinas que usam a integração dos segmentos da indústria e automotiva como solução para otimizar a qualidade dos serviços.

LEIA MAIS > Tereos obtém certificação CARB para exportação de etanol com melhor nota entre os produtores brasileiros

Nesta edição ainda, mostra que companhias estão se adequando às normas de proteção de dados para evitar punições e que o MasterCana Award reconheceu Luis Fernando Barbery Paz como “Sugar man of the year”. O executivo é presidente da Unagro Corporation, da Bolívia.

O troféu “SUGAR MAN OF THE YEAR”, inédito para um executivo boliviano, foi entregue em Santa Cruz, por Décio Freitas, da Solution Engenharia, acompanhado por Nelson Nakamura, sócio fundador da Soteica do Brasil.

É muito conteúdo interessante.

Boa leitura!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram