JornalCana

Uma aula de planejamento estratégico

Julimar Souza tem uma visão estratégica que merece respeito

Julimar Souza, do Grupo Usacucar e Josias Messias, da Pró-Usinas

Com passagens bem-sucedidas como alto executivo em empresas como Cofco Intl., BP Biocombustíveis, Lindsay e Yara Fertilizantes, o paulista Julimar Souza tem uma visão estratégica que merece respeito.

À frente das operações do Grupo Usacucar (Santa Terezinha) no Paraná, como COO desde 2018, Julimar apoiou os acionistas no desenho de um plano estratégico moderno, e acabou convidado para liderar o plano de transformação do grupo, denominado de Projeto Transforma.

Mesmo em recuperação judicial e, claro, enfrentando as anormalidades de que este tipo de situação proporciona, o Projeto Transforma vem sendo muito bem executado pela empresa, com o apoio das equipes de gestão e dos colaboradores, e os resultados operacionais apareceram.

Nos últimos 3 exercícios, o grupo Usacucar saiu de um EBIT negativo para cerca de R$ 400 milhões anuais, gerando mais de R$ 1 bilhão de Lucro Operacional para a empresa. E esta conquista veio a despeito da queda no volume de moagem, parte mínima devido à otimização das operações e muito por conta dos anos seguidos de seca no norte do Paraná.

E estes resultados ajudam a quebrar um velho paradigma sobre a importância da escala e volume de moagem como principais fatores no resultado econômico das usinas.

Dando sequência à série de webinares “ESG NAS USINAS”, o JornalCana vai realizar no dia 11 de maio, o episódio sobre “O Planejamento Estratégico como Fator de Competitividade” e espera compartilhar detalhes deste case de transformação e verdadeira aula de estratégia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram