Indústria

“Um controle mais que avançado” é destaque em conferência na Colômbia

Apresentação chamou a atenção dos participantes pela inovação e integração da gestão industrial de usinas

Décio Freitas: RTO otimizar o desempenho global da planta
Décio Freitas: RTO otimizar o desempenho global da planta

A palestra intitulada “Um controle mais que avançado”, foi destaque no Sugar & Ethanol Latin American, realizado esta semana em Cali, na Colômbia. A apresentação foi proferida por Décio de Almeida Freitas, diretor da Solution Engenharia e chamou a atenção dos participantes pela inovação tecnológica já implementada em mais de 30 usinas no Brasil, que vem facilitando o trabalho dos gestores industriais, além de gerar expressivos ganhos operacionais e econômicos para as empresas.

Apresentada como “Un Control más que Avanzado para Cogeneración y Planta Industrial”, título em espanhol, a palestra explorou inicialmente a seguinte questão: diante da crescente oferta de sistemas de planejamento, RTO (Real Time Otimization), controle avançado e lógicas de automação, qual a melhor estratégia para as usinas?

Freitas, então aprofundou o tema discorrendo sobre como a inteligência artificial vem assumindo papel preponderante na eficiência global de usinas e destilarias. “No caso da área industrial, por exemplo, existem diversas tecnologias associadas ao controle e à automação do processo que merecem nossa atenção”, afirmou o palestrante constatando que a técnica que tem recebido maior atenção na indústria de processos para otimizar o desempenho global da planta é o Otimização em Tempo Real (RTO).

Segundo ele, o RTO procura otimizar o desempenho do processo (podendo ser medido em termos de eficiência global, custo operacional ou lucro), possibilitando que as empresas possam aumentar a sua rentabilidade nas diversas condições da planta, o tempo todo.

O ponto alto da apresentação foram os exemplos de máxima eficiência obtidos por usinas que tem utilizado o S-PAA, sistema integrado de Otimização em Tempo Real para usinas e destilarias, desenvolvido pela Soteica e usado para modelagem, simulação e otimização on-line dos processos sucroenergéticos. “Seu robusto algoritmo de otimização é executado on-line, definindo para os operadores em tempo real quais parâmetros operacionais levam a uma melhoria no desempenho do processo e, consequentemente, à maior eficiência e rentabilidade”, destacou Freitas.

Detalhes sobre o sistema de RTO e seus resultados em usinas sucroenergética foram publicados em recente matéria sobre o tema. Clique aqui para ler.

Banner Revistas Mobile