Uisa (antiga Usinas Itamarati) encerra safra com moagem recorde

Unidade fechou com 5,025 milhões de toneladas processadas
Foto: Arquivo

A Uisa, antiga Usinas Itamarati, encerra a safra 2019/20 com o recorde de moagem dos últimos seis anos.

Na temporada recém-encerrada, a unidade processou 5,025 milhões de toneladas de cana.

Com essa moagem, a Uisa, localizada em Nova Olímpia (MT), atingiu também uma produção total de 172 mil  toneladas de açúcar e de 286 mil m3 de etanol.

Na safra de 2018/19, a unidade produziu 284 mil m3 de etanol e 155 mil toneladas de açúcar cristal.

“Esses índices refletem nosso potencial e os resultados da reestruturação empreendida nos últimos dois anos, com realização de investimentos em eficiência operacional e no aumento da produtividade”, diz Jose Fernando Mazuca Filho, Diretor Financeiro e de Novos Negócios da Uisa.

“O resultado também demonstra nossa capacidade de superar um ano atípico, com instabilidade no preço do açúcar e um longo período de seca severa.”

 

94% de aproveitamento

Com 94% de aproveitamento industrial no período 2019/20, a Uisa trabalha com a expectativa de chegar a sua capacidade total de moagem — 6,3 milhões de toneladas em 2023.

Para a safra 2020/21, seus executivos projetam resultados superiores aos atingidos na safra que se encerra agora.

“Vamos continuar a investir em nosso canavial e em tecnologias e equipamentos que permitam reduzir o consumo de combustível, que exijam menos manutenção e que ampliem constantemente nossa eficiência operacional”, afirma Mazuca, em relato.

 

Fundada em 1980

A Uisa — antiga Usinas Itamarati — foi fundada em 1980 como uma das maiores produtoras de etanol e açúcar do mundo.

Este ano, a companhia passou a ser controlada por investidores financeiros liderados pelo fundo de private equity CVCIB.

Localizada em Nova Olímpia, a UISA é dona de uma área de 84 400 hectares, dos quais 32 100 hectares estão atualmente ocupados com plantações de cana.

Graças a um sistema de fertirrigação abrangente, aliado a um novo modelo de planejamento e gestão agrícola — que envolve manejo varietal, mapeamento de áreas de produção, técnicas avançadas de nutrição vegetal e adoção da matriz 3D de administração do canavial.

Segundo a empresa, a produtividade da Uisa supera 90 toneladas de cana por hectare contra uma média de 78 toneladas por hectare das usinas da região Centro-Sul.

 

canamoagemsafra 2019/20UisaUsinas Itamarati
Cometários (0)
Adicione Comentário