JornalCana

Tiplam responde por 22% de todo o açúcar exportado pelo Porto de Santos

Terminal agora tem embarque simultâneo de açúcar e grãos no navio torna operações logísticas mais ágeis

Para proporcionar ainda mais agilidade nas atividades de exportação do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), a VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos, implementou um sistema de embarque simultâneo com dois carregadores (ship loaders) em um mesmo navio, aumentando exponencialmente a produtividade nos embarques de açúcar e grãos.

Por meio da técnica, as operações alcançam uma taxa efetiva de carregamento de 4.400 toneladas por hora, fazendo dos embarques no Tiplam os mais ágeis para insumos do gênero. Este parâmetro representa um ganho de até 24 horas nos embarques em um navio que transporta 60 mil toneladas em comparação com os carregamentos que utilizam um único ship loader.

“Apenas em 2020 nossas atividades portuárias movimentaram mais de 60 milhões de toneladas de insumos. Cerca de 20% da safra brasileira de grãos e açúcar é movimentada pela companhia. Este número representa o quanto a eficiência nas operações é importante para a balança comercial brasileira”, afirma o gerente-geral de Operações do Sistema Sudeste, Denílson Fernandes.

O novo procedimento foi estudado em conjunto pelas áreas de Operação e Manutenção e, em setembro deste ano, foi realizada uma operação teste que confirmou os indicativos de aumento de eficiência previstos. Cada carregador tem capacidade para escoar até 3 mil toneladas por hora e, para viabilizar mais agilidade no processo de manejo e carregamento das embarcações, é preciso mensurar e considerar as características de cada navio, uma vez que é necessário retirar água na mesma velocidade com a qual se executa o despejo de grãos no interior.

Responsável por 23% da soja e do milho exportados pelo Brasil, além de 20% da safra de açúcar e grãos, o Tiplam responde também por 22% de todo o açúcar exportado pelo Porto de Santos e tem se consolidado como um ativo referência no sistema logístico nacional, fruto de investimentos contínuos, que somam R$ 4,5 bilhões, nos últimos anos. A atividade da VLI em território paulista gera 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Mesmo em 2021, ano extremamente desafiador para as economias brasileira e mundial, mais de 120 novos empregos foram criados pela companhia em São Paulo.

O Tiplam movimentou, em 2020, 12,6 milhões de toneladas entre grãos, açúcar e fertilizantes. Esse volume é 16,3% maior que as 10,9 milhões de toneladas movimentadas no terminal em 2019 e 31,4% maior que os 9,6 milhões movimentados em 2018. No terminal, a integração com o modal ferroviário e a chegada de 100% da carga exportada pelos trilhos torna o processo de escoamento de produtos mais ágil e permite, por dia, o recebimento médio de seis composições, cada uma com 80 vagões, responsáveis pela entrega de 35 mil toneladas entre açúcar e grãos (no período da safra).

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram