JornalCana

Tecnologia nacional combate incêndios

FIROUT é de cinco até oito vezes mais eficiente que a água no combate ao fogo e promove controle mais eficaz das queimadas em canaviais e em ecossistemas agroflorestais

Os incêndios em lavouras e florestas geram prejuízos irreversíveis para os produtores e para o meio ambiente. Com o início das estações de seca, esse problema se intensifica, deixando os agricultores e a população em alerta.

FIROUT é uma tecnologia com comprovada eficácia no combate direto e indireto a incêndios, em que atua como retardante e supressor do fogo. Desenvolvido pela EUROFORTE e avaliado em parceria com a UFPR-Curitiba, FIROUT comprovou sua eficácia em todos os testes científicos e práticos conduzidos pela equipe Prof. Dr. Antônio Carlos Batista e do Prof. Dr. Alexandre Beutling no Laboratório do Fogo e na Fazenda Experimental Rio Negro da própria universidade.

Como retardante do fogo, é uma ferramenta eficiente para preparo de aceiros químicos. Como supressor, é forte aliado no combate ao fogo, porque reduz rapidamente a altura das chamas e sua velocidade de dispersão natural. No combate direto, a solução a 5% de concentração reduziu a altura das chamas em mais de 68% e a velocidade de dispersão natural em mais de 70%.

A consequência imediata é a melhoria da eficiência da água em mais de 500% e grande economia no seu transporte e aplicação. No combate indireto, na concentração de 10%, foi oito vezes mais eficaz do que a água.

LEIA MAIS > Pesquisa aponta queda de 3,4 % na produção de açúcar na 1ª quinzena de junho

Possui composição 100% sustentável, é biodegradável, atóxico, não corrosivo e sem restrições de aplicação. FIROUT é uma solução verdadeira miscível em água em qualquer proporção, facilitando o preparo das caldas homogêneas sem necessidade de agitação contínua e pode ser usado em bombas e mochilas costais, caminhões-tanque, aeronaves agrícolas e apropriadas ao combate de incêndios agroflorestais.

FIROUT é uma alternativa segura e sustentável para o combate de incêndios em palhadas e resíduos de colheita, sendo uma arma eficaz contra incêndios que ocorrem em canaviais, lavouras e florestas, melhorando a segurança do brigadista e a eficiência do planejamento para combate de incêndios.

A inovação tecnológica faz parte do portfólio de produtos da EUROFORTE, indústria que é referência em inovações para nutrição avançada de plantas, que se preocupa com a sustentabilidade para o melhor manejo agroflorestal e canavieiro.

Esta matéria faz parte da edição 327. Para ler, clique AQUI!

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram