JornalCana

Tecnologia contribui para reduzir infestações de cigarrinha e Sphenophorus levis nos canaviais

O uso de implemento eficiente, como o Aplicador de Inseticidas em Soqueiras com Kit Desenleirador, tem sido importante para a redução de infestações   

Entre as pragas que mais geram perdas para o setor sucroenergético estão a cigarrinha-das-raízes e o Sphenophorus levis.  O controle dessas pragas que atacam as soqueiras de cana-de-açúcar precisa ser reforçado neste final de colheita, para minimizar a infestação na próxima safra. “Para evitar um ataque mais severo, é recomendável, inclusive, o afastando da palha da linha da cana”, aconselha o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, gerente de marketing da DMB Máquinas e Implementos Agrícolas.

Pardinho explica que o desenleiramento da palha cria condições favoráveis para a redução da infestação e para a diminuição do número de aplicações. Resultando em economia do uso de inseticida utilizado para controlar a cigarrinha.

Para a realização das duas operações – afastamento da palha e aplicação de agroquímico na área de cana –, o setor conta com um importante aliado: o Aplicador de Inseticidas em Soqueiras com Kit Desenleirador, que é um dos destaques do portfólio da DMB.

O manejo da palha por meio do kit desenleirador, acoplado ao aplicador de inseticidas, está sendo adotado com sucesso no controle de cigarrinha, por diversas unidades sucroenergéticas.

LEIA MAIS > Moagem chega a 392,59 milhões de toneladas

No caso do Sphenophorus, a utilização de produto adequado, aplicado por equipamento eficiente, tem gerado resultados altamente satisfatórios. Essa praga chega a causar perdas de produtividade entre 30% e 60%, em casos mais extremos, o que pode antecipar a renovação dos canaviais em alguns cortes – alerta Auro Pardinho.

“A incidência de Sphenophorus ocorre o tempo todo. Em qualquer época vai ter adulto, larva. Com a brotação de soqueira no final de colheita, é bom fazer uma aplicação para evitar a proliferação dessa praga”, recomenda.

Para aumentar ainda mais a eficiência no controle de pragas, o Aplicador de Inseticidas da DMB pode contar também com o kit 70/30, que é acoplado ao Kit Desenleirador. Esse recurso possibilita enterrar 70% da dose do produto e aplicar 30% do volume do inseticida na superfície, na base da cana. Com o kit 70/30, é possível atingir o inseto tanto na forma de ninfa como na fase adulta – diz o gerente de marketing da empresa.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram