JornalCana

Tecnologia aplicada na colheita mecanizada amplia eficiência das colhedoras de cana

Produtor afirma que com programa Clean Cut consegue entregar uma cana mais limpa

O produtor de cana-de-açúcar, José Marcos Borges, conseguiu no quesito qualidade e limpeza, ficar em primeiro lugar dos fornecedores do grupo Raizen. Esta posição foi possível por ter implantado em suas colhedoras de cana, o programa Clean Cut da HRC Metalização.

Marcos, atribui à eficiência do sistema, um dos principais fatores para garantir a sua adesão. Após a aplicação do sistema, que consiste num conjunto de discos, rolos, e assoalhos que modificados permitem a colhedora trabalhar melhor. “A máquina ficou bem mais eficiente, e nos permitiu ter essa média de limpeza”, afirma o produtor, lembrando que “nós produtores de cana, vendemos para a usina o ATR, então quanto mais limpa a cana eu enviar, mais ATR eu tenho e melhora minha pureza de caldo também”, disse.

A entrega de uma cana mais limpa também acaba se convertendo em dividendos para o produtor. “Nós ganhamos um “Plus” da usina pela pureza do caldo devido a nossa cana estar limpa e bem tratada, este valor chegou a R$12,00 por tonelada. Fornecemos para a usina 180.000 toneladas por ano. Considerando toda a produção recebendo este “plus”, teremos um ganho de R$ 2.160.000,00 extra na safra, um valor muito importante para nós”, considera o produtor.

LEIA MAIS > Novo ciclo de investimentos para o setor bioenergético
Jairo Rubem, gerente Operacional da HRC Metalização

Borges também destacou outros importantes ganhos, desde que passou a utilizar o programa. “Conseguimos melhorar muito a qualidade de nosso corte de base, e economizamos bastante diesel também. A forma de trabalhar não mudou, mas melhoramos a operação em todos os sentidos. A máquina colhe mais suave, não força o sistema hidráulico, consome menos facas corte de base e facão picador”, explica.

Para o produtor todo o sistema é muito inovador, com destaque para os Discos Locker. “Eles permitiram um corte perfeito do canavial e as trocas de facas ficaram rápidas e seguras”, disse.

LEIA MAIS > Para produtor colhedora CH950 assegura maior produtividade no canavial          
O produtor José Marcos Borges

O Clean Cut, programa de desenvolvimento de performance da colheita mecanizada, desenvolvido pela HRC Metalização, tem como objetivo melhorar a desempenho das colhedoras de cana-de-açúcar. Segundo Jairo Luís Rubem, gerente Operacional do Programa, o grande desafio foi criar peças inovadoras que proporcionassem um novo desempenho com resultados confiáveis.

“Resultados como o do produtor José Marcos Borges se consolidam em outros usuários do sistema. Em Pitangueiras, em um fornecedor do Grupo Tereos, também foi possível melhorar muito sua limpeza e qualidade de corte de seu canavial. O desempenho do sistema chegou a tal nível que se consolidou uma redução de consumo de diesel de 5 litros por hora”, informa Jairo Rubem.

Confira o depoimento em vídeo:

Esta matéria faz parte da edição de janeiro do JornalCana. Para ler, clique AQUI!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram