

Ainda que grande parte da produção bioenergética esteja atualmente sob o controle de grandes grupos e internacionais, uma boa parte continua nas mãos de empresas nacionais e familiares. De modo que os desafios de sucessão familiar são muito comuns e um dos aspectos relevantes para a sustentabilidade e perenidade das unidades produtoras de cana. Neste quesito as dificuldades são variadas mas, normalmente, estão relacionadas a conflitos familiares ou ao desejo de promover uma profissionalização da gestão sem os devidos fundamentos ou a participação de eventuais sucessores.
Sucessão familiar é um desafio no setor sucroenergético

É possível ter uma gestão familiar profissional nas usinas de cana?
Para o consultor da Societas a resposta é sim, mas ele alerta. “Há uma confusão que alguns fazem sobre profissionalização, pensando – erroneamente – que isto significa tirar a família da direção e contratar executivos. Isso é um equívoco. Uma vez que é bem possível profissionalizar uma empresa familiar”, atenta. Explicando um pouco mais sobre governança, Adachi ressalta a importância de uma profissionalização completa. Ela envolve aspectos como a preparação da família empresária e a relevância de saber atuar como sócio. Além de entender os conceitos que envolvem uma sucessão familiar e governança corporativa eficiente, acionistas de usinas buscam cases para benchmarking e, nesse sentido, o setor vem exibindo uma safra de bons modelos.
4 bons exemplos de sucessão familiar e o que eles dizem a respeito
1 – “É preciso separar o papel de sócio, executivo e membro da família”

2 – “Ser uma empresa familiar pode ser uma vantagem competitiva”

3 – “É preciso trabalhar para ser financeiramente sustentável”

“Durante esse período, uma nova geração passou a integrar o quadro executivo das usinas, sendo constante o exercício do affectio societatis, políticas de governança e instituição de regras no âmbito da família, da sociedade e da empresa”, conta o executivo Guilherme de Andrade Tittoto.
De acordo com ele dentre os desafios da nova geração um deles é ser financeiramente sustentável. “Nosso desafio é continuar sendo financeiramente sustentável, gerando divisas para os municípios, preservando o meio-ambiente e agindo com responsabilidade social”, informa.
4 – “A sucessão mantém a essência e promove mudanças para a sobrevivência da empresa nos novos tempos”

Ao passo que ele revela que a estratégia que a Usina Santa Lúcia sempre seguiu, e que faz parte de sua cultura, é o crescimento constante e seguro. “Em um ano de crise não podemos deixar de crescer e em um ano de bons ventos precisamos ter sabedoria e caminhar com parcimônia, para que em momentos inesperados, tenha-se maior tranquilidade em atravessá-los e seguir evoluindo”.
Executivos da nova geração apresentam caminhos para sucessão, governança e inovação
Beatriz Quagliato Porto, Gastão de Souza Mesquita Filho, Guilherme de Andrade Tittoto, Rafael Ometto Do Amaral e Pedro Adachi compartilharam suas experiências durante o Webinar JornalCana NEXT – Sucesssão, Governança e Inovação. O evento online foi apresentado pelo diretor da ProCana Brasil, Josias Messias.
Assista na íntegra:
Patrocínio:
HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas
S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.