SSMA estratégico permitiu usina operar com três turnos de trabalho

Atuação foi possível graças a convergência do SSMA e faciliteis
Unidade Queiroz, da Clealco, onde o SSMA estratégico permitiu usina operar com três turnos

A princípio, o departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) é responsável por adequar a usina de cana  aos padrões exigidos por lei para saúde e segurança do trabalho. Parte desse intuito é evitar acidentes ou danos aos colaboradores. Além disso, também é possível evitar danos a estrutura da unidade produtora e ao meio ambiente. De modo que podemos dizer que o SSMA serve como um escudo protetor de todo o ecossistema que envolve uma usina. No entanto, existe uma necessidade iminente das usinas e grupos adotarem um modelo de SSMA estratégico. Pois através dele é possível garantir a competitividade e a sustentabilidade do grupo/usina. Principalmente, nesse período de pandemia da Covid-19.

Criação do Semafi uniu segurança, meio ambiente e facilities

No Grupo Clealco, por exemplo, o SSMA estratégico permitiu à usina operar com três turnos de trabalho. Quem conta mais detalhes é o gerente geral de pessoas e administração da Clealco, Carlos Furlaneti. De acordo com ele o SSMA estratégico da usina surgiu da convergência de necessidades geradas em dois momentos. Primeiramente, como resposta à pandemia. “Os três turnos têm toda uma operação envolvida. Portanto ele já existe. Mas foi necessário dar um suporte devido ao coronavírus. Para isso, criamos um comitê com profissionais esclarecidos sobre saúde e segurança no quesito Covid-19”, conta Furlaneti. Do mesmo modo, também foi criado um grupo de trabalho interno intitulado Semafi. Esse grupo uniu segurança, meio ambiente e facilities (atuação voltada às operações do dia a dia da usina), conforme define o gerente geral de pessoas e administração da Clealco.

SSMA estratégico permitiu à usina operar com três turnos de trabalho
Carlos Furlaneti, da Clealco

“No segundo momento de atuação do SSMA estratégico a ideia foi trabalhar em um formato Housekeeping. Que é uma atuação que garante um ambiente mais agradável para os funcionários e gera maior produtividade, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação”, explica Furlaneti. Segundo ele, a equipe multidisciplinar em formato Housekeeping mapeou a organização, como um todo, e sua atuação vem provocando melhorias. “É por isso que agora, no momento da pandemia, evoluímos ao ponto de chegar aos três turnos de trabalho. Com isso ganhamos muito corpo e credibilidade”, celebra o gerente geral de pessoas e administração.

Webinar oferece capacitação gratuita em SSMA estratégico

Como uma forma de oferecer uma capacitação gratuita em SSMA estratégico, o próximo Webinar JornalCana, que acontece na próxima quarta-feira, 29 de julho, às 18h30, reunirá quatro profissionais especializados para discorrer sobre o tema. Além de Carlos Furlaneti, gerente geral de pessoas e administração da Clealco, participam Adriano Granjo, diretor de SSMA da Atvos; Mário Márcio dos Santos, gerente de SST da Guaíra e Nadia Gama, diretora de SSMA da BP Bunge Bioenergia. Quem apresenta o evento online é o jornalista e diretor da ProCana Brasil, Josias Messias.

Para se inscrever é fácil. Bastar entrar no link www.jornalcana.com.br/webinar. Lembrando que os inscritos que acompanharem o evento Ao Vivo receberão Certificado de Participação.

Este Webinar conta com o patrocínio das empresas:

Pró-Usinas – Empresa do Grupo ProCana focada em tecnologia e inovação de resultados para as usinas

S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, instalado em mais de 40 usinas e gerando ganhos superiores a R$ 1/TC. Veja mais em www.usina40.com.br.

 

 

 

ClealcohousekeepingSaúde e SegurançaSmart Builidings e FacilitiesSSMAWebinar JornalCana
Cometários (0)
Adicione Comentário