JornalCana

Soja se desenvolve bem no Pontal do Paranapanema

Leguminosa foi plantada em 25 mil hectares para reforma de canaviais

Numa região onde a cultura da soja ainda é novidade, o bom desenvolvimento das lavouras mantidas no programa de Renovação Sustentável, implementado pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial em parceria com três usinas no Pontal do Paranapanema, oeste paulista, vem ganhando destaque.

As chuvas das últimas semanas promoveram a recuperação das áreas cultivadas, que estavam desiguais em razão dos problemas enfrentados no início do ciclo, como estiagem e precipitações mal distribuídas.

A soja foi plantada em mais de 25 mil hectares para a reforma de canaviais. Pelo programa, a Cocamar arrendou as terras das usinas e distribuiu para aproximadamente 100 cooperados paranaenses e paulistas. A entidade faz o gerenciamento, presta orientação técnica especializada, fornece todos os insumos e recebe a produção em suas unidades operacionais de Iepê e Cruzália.

“As lavouras estão muito bonitas e se continuarem assim vamos ter uma safra com boa produtividade”, comenta o gerente de Negócios da Cocamar, Marco Antonio de Paula, responsável pelo programa.

LEIA MAIS > BNDES cria programa para estimular redução de emissões de CO2

Para os produtores, a abertura de uma nova fronteira para a soja em região próxima ao Paraná, é uma forma de ampliarem seus cultivos.

Durante prestação de conta virtual do exercício 2020 realizada durante esta semana aos produtores cooperados, Divanir Higino, presidente executivo da cooperativa, observou que um dos pilares do novo Planejamento Estratégico – revisado para o ciclo 2020/25 – tem como foco aumentar a produtividade e a renda dos cooperados, com ênfase especial em iniciativas como o programa de renovação sustentável, que consiste da reforma de áreas de canaviais com soja em parceria com usinas e renovação de pastagens degradadas, entre outros.

“A palavra é a segurança e o fortalecimento, cada vez mais, do relacionamento com os cooperados”, frisou. Outras informações a respeito, deverão ser apresentadas nesta sexta-feira (29), durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram