JornalCana

Setor de irrigação tem potencial de crescimento de 75% no Brasil até 2040

Informações foram ressaltados em evento de irrigação em Campinas

A Feira Internacional da Irrigação Brasil 2022 (FIIB) e o XXXI Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD) começaram nesta semana, em Campinas – SP.

Representando o secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, o subsecretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, participou da abertura do evento e ressaltou o importante papel da irrigação eficiente para a melhor produção de alimentos com sustentabilidade ambiental.

O Brasil aparece em sexto lugar na lista dos 10 países com a maior área equipada para irrigação do mundo, segundo dados da Organização de Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Em 2020, a irrigação cresceu 19% em relação ao ano anterior, contabilizando aumento de 250 mil hectares irrigados, de acordo com a Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos. A perspectiva do setor é que até 2040 o número de hectares irrigados no Brasil aumente 75% em relação ao cenário atual.

LEIA MAIS > Menos custos, mais sustentabilidade

Castro ressaltou em sua fala a importância dos sistemas irrigados para o avanço da produtividade agrícola. “O potencial da irrigação é muito grande no país, especialmente em São Paulo. Em nosso estado temos a região do Pontal do Paranapanema que deve aumentar sua produção agropecuária após a sanção recente da Lei da Paz, que permitiu a regularização fundiária daqueles produtores. Agora, com segurança jurídica, eles se sentirão seguros para fazer investimentos em tecnologias e maquinários, inclusive para implantação de sistemas irrigados“, ressaltou.

O subsecretário também falou sobre o papel do Governo do Estado de São Paulo e do incentivo a linhas de créditos e fomento a sistemas irrigados cada vez mais modernos e sustentáveis.

Durante a abertura Denizart Vidigal, presidente da Comissão Organizadora da FIIB 2022, ressaltou a importância do evento que traz as tecnologias de ponta para o setor de irrigação. “É muito bom estarmos de v olta ao presencial depois do período de pandemia. O agro não parou, a indústria não parou e o desenvolvimento tecnológico não parou durante esse tempo e agora trazemos tudo o que há de mais moderno para esse setor”, comemorou.

LEIA MAIS > Lideranças femininas debatem desafios do mercado de trabalho

O evento contou ainda com a participação de Adriana Flosi, secretária de Desenvolvimento Econômico de Campinas; Fabiana Vila Alves, diretora de Produção Sustentável e Irrigação do MAPA; Eduardo Porto Navarro, presidente da Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação; Everaldo Mantovani, presidente da Abid; Ana Carolina Argolo, diretora da ANA; João Brunelli Júnior, coordenador substituto da Cati; e Regina Pires, diretora substituta do IAC.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram