JornalCana

São Domingos bate recorde histórico de produção e amplia transformação digital

Ela é a 50ª usina a utilizar o software S-PAA e segue investindo em novas tecnologias

A Usina São Domingos chega a duas safras batendo recordes de produção. A unidade passa por constante e relevante processo de transformação digital que desencadeia em maior competitividade e rentabilidade. Vamos aos números. Na safra 19/20, considerada até então a maior de sua história, foram moídas cerca de 2,4 milhões de toneladas de cana. Na 20/21, novo recorde histórico deve ser alcançado até o final de novembro. Serão esmagadas 2,7 milhões de toneladas, equivalente a um aumento de 17% em relação ao ciclo anterior. Além disso, produziu 4,6 milhões de sacas de açúcar (50kg), 79 milhões de litros de etanol e exportando 23 mil MWH de energia cogerada — com 91% de eficiência industrial.

DESTAQUE > Usina 4.0: Santa Lúcia otimiza sua cogeração em tempo real

Agora, a São Domingos quer alcançar novos recordes. Para isso continua investindo pesado na transformação digital. Primeiramente na área agrícola, através de computadores de bordo e em transponders. Na indústria, a São Domingos é a 50ª usina a adquirir o software S-PAA, da Soteica. A expectativa com a implantação do sistema de de Otimização em Tempo Real (RTO) na área de cogeração e embebição da moenda, é reduzir o consumo de vapor, ampliar a cogeração, além de aumentar sua eficiência industrial, esmagando mais cana-de-açúcar e produzindo mais açúcar e etanol sem grandes investimentos na configuração da planta industrial.

SAIBA MAIS > Conheça detalhes aplicados na transformação digital da Atvos
Souza, da São Domingos

O gerente de TI, Ariel Souza, conta mais detalhes sobre a transformação digital que acontece na São Domingos. “Desenvolvemos uma ferramenta  de inteligência artificial e telemetria que estará interligada, por exemplo, nos computadores de bordo das máquinas agrícolas, nos dando informação de registro e alertas em tempo real. Possuímos também um sistema que gera uma representação gráfica da maturidade na adoção de novas tecnologias”, detalha Souza.

Ele mostrou mias detalhes sobre o uso dessas aplicações durante a Quarta Estratégica do JornalCana que reuniu um time de gestores de usinas para tratar sobre A Transformação Digital como Estratégia para a Competitividade e Rentabilidade das Usinas. No evento online, foram debatidos temas como: Inteligência Artificial; Big Data; Capacitação de Pessoas; Sistemas Inteligentes e Tecnologias Habilitadoras.

Assista o vídeo completo:

Patrocínio:
  • Dimastec –  Conheça a solução DT Faceum | Dimastec via App com reconhecimento facial e IA. Um revolucionário aplicativo que leva mobilidade à marcação do ponto onde quer que o colaborador esteja. DT Faceum é mobilidade total.
  • HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
  • GDT by Pró-Usinas– Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! A Pró-Usinas traz com exclusividade o software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, completo e aprovado em 3 grupos e usinas brasileiras.
  •  S-PAA Soteica – Software de RTO que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc em mais de 40 usinas instaladas. Saiba mais no site www.usina40.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram