Mercado

Safra registra cana média de 3,8 cortes

Safra registra cana média de 3,8 cortes

Levantamento do Centro de Cana IAC cruza informações de estágios médios para Chegar ao saldo médio no Centro-Sul

Na média, a cana-de-açúcar colhida na safra 2018/19 no Centro-Sul tem 3,8 cortes. Este resultado, que revela o envelhecimento do canavial cultivado na temporada em fase final, é do Censo Varietal IAC.

Os médios 3,8 cortes refletem o chamado estágio médio de corte do levantamento, que reflete a média ponderada entre os estágios de corte e a área de cada estágio.

“Além do IAC, empregamos, nesse levantamento, dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa)”, diz Rubens Braga Júnior, consultor em planejamento estratégico e coordenador do trabalho.

A média de 3,8 cortes em 2018 praticamente repete o resultado de 2017 e, conforme o Censo, difere de 2016, quando a média foi de 3,6 cortes.

Conforme o estudo, o melhor resultado foi em 2008, quando o estágio médio de corte foi de 3,2.

2008 também foi o último ano antes de o setor sucroenergético entrar na crise da qual foi vítima e ainda ressente os péssimos resultados das últimas safras.

Por que a produtividade cai tanto

O Censo Varietal IAC revela, por meio do recenseamento de quase 6 milhões de hectares canavieiros do Centro-Sul, os motivos da queda de produtividade em toneladas de cana por hectare (TCH). Conforme o levantamento, o resultado cruza dados do estágio médio de corte (EMC) e da produtividade medida por TCH.

Com isso, os técnicos do IAC destacam que a produtividade média em 2018 é de 75 TCH, uma vez que a média da cana colhida é de 3,8 cortes.

Edição 299 – JornalCana – Dezembro 2018

Banner Revistas Mobile