JornalCana

RenovaBio 2030 é lançado pelo governo. Saiba mais a respeito

Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia: lançamento do RenovaBio 2030

O Ministério de Minas e Energia (MME) lança oficialmente nesta terça-feira (13/12) a iniciativa RenovaBio 2030.

Criada para pensar o planejamento do setor sucroenergético e de biocombustíveis como biodiesel, a plataforma terá painel de palestras com representantes da cadeia sucroenergética.

Saiba mais a respeito da RenovaBio 2030

O que é?

A RenovaBio 2030 é uma plataforma da Biofuturo, ação liderada pelo Brasil em parceria com outros 20 países, lançada durante a  22ª Conferência Mundial Sobre o Clima (COP 22), em Marrakesh (Marrocos).

É um plano nacional que visa a expansão da produção de biocombustíveis no Brasil, tendo como premissas o alinhamento aos compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris, que tem como meta principal a diminuição das emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030 no país e a sustentabilidade ambiental e econômica para atender as demandas do mercado.

Quem coordena a plataforma?

O Ministério de Minas e Energia, com apoio de outros braços do governo federal como o Ministério de Relações Exteriores (MRE), que trabalha junto com Minas e Energia sobre o setor de biocombustíveis.

Que tipo de ação pode ser empreendida pelos ministérios?

Na quinta-feira (08/12) representantes do RenovaBio (Ministério de Minas e Energia) e da Plataforma para o Biofuturo (Ministério de Relações Exteriores) estiveram reunidos para aproximar e unir esforços em torno do planejamento do setor de biocombustíveis, harmonizado aos compromissos brasileiros assumidos no Acordo de Paris para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O que isso significa na prática? 

Na prática, a Plataforma para o Biofuturo vai permitir que as propostas do RenovaBio para o mercado interno tenham amplitude e sejam debatidas também no exterior. Ao mesmo tempo, o RenovaBio poderá beneficiar-se das experiências e aprendizado de outros países, por meio do diálogo internacional.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram