JornalCana

Reino Unido usa pellets de cana “brasileiro” para gerar energia sustentável

Biomassa foi produzida em usina localizada em Jaú (SP)

Pellets de bagaço de cana-de-açúcar foram exportados pelo Porto do Paraná pela primeira vez, nesta semana, tendo como destino o Reino Unido. A biomassa  foi produzida pela unidade Diamante, da Raízen, localizada em Jaú (SP), e será utilizada para a geração de energia sustentável.

Em outubro passado, a companhia havia anunciado uma parceria com a empresa alemã RWE, uma das maiores geradoras de energia da Europa, para o desenvolvimento de tecnologia para a utilização em larga escala dos pellets de bagaço para geração de energia elétrica em usinas termoelétricas a carvão convertidas para biomassa.

Testes estavam sendo realizados em Geertruidenberg, na Holanda, na usina Amer da RWE, para comprovar a viabilidade da iniciativa. Mas, de acordo com a assessoria de imprensa da Raízen, desta vez, o envio dos pellets, não tem relação com a empresa alemã.

LEIA MAIS > Bolsonaro sanciona lei que prevê pagamento por serviços ambientais

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, ficou otimismo com a nova carga. “Ficamos muito satisfeitos quando novos produtos chegam e saem pelos portos do Paraná. Nesse caso, é ainda mais compensador o fato de se tratar de um biocombustível que será utilizado em substituição ao carvão na geração de energia termoelétrica”, afirma.

A operação foi feita pela Pasa, em parceria com a Céu Azul. Segundo o gerente de operações da Pasa, Eric Ferreira de Souza, esta é a primeira vez que o produto é embarcado pela empresa. “A movimentação de pellets de biomassa de cana possibilita a abertura de novos mercados e negócios futuros. Mostra, também, o pioneirismo e o potencial do nosso terminal frente aos diversos produtos operados em Paranaguá”, afirma o gerente.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram