JornalCana

Raízen finaliza integração com a Biosev

Com o término deste processo, a marca Biosev deixa de existir

Marca Biosev deixa de existir (Unidade Santa Elisa)  

A Raízen concluiu neste mês o processo de integração da Biosev. Com o acordo de compra, que ocorreu em agosto de 2021, a empresa potencializou seus negócios, elevando o patamar do setor bioenergético, além disso, fortaleceu e ampliou seu modelo único e integrado de negócios.

A combinação com os ativos da Biosev foi um movimento estratégico para a Raízen, que conseguiu promover eficiência e sinergias operacionais, potencializando oportunidades nas biorrefinarias com tecnologia avançada e em linha com demandas ESG do mercado.

O grande desafio para a companhia foi incorporar, em menos de nove meses, cerca de 10 mil funcionários que atuavam na operação das nove usinas da Biosev, sendo cinco no Estado de São Paulo, três no Mato Grosso do Sul e uma em Minas Gerais.

Juntas, as novas unidades possuem cogeração de energia e capacidade de exportação de 1.316 GWh de energia elétrica. Com a chegada delas, a Raízen passou a contar com 35 parques de bioenergia, que totalizam uma capacidade total instalada de até 105 milhões de toneladas de cana em cerca de 1.3 milhão de hectares de área cultivada.

“A aquisição da Biosev consolidou a Raízen como uma companhia integrada de energia e parceira estratégica na oferta de soluções completas para seus clientes, prezando pela qualidade e sustentabilidade em toda sua cadeia de negócios. As unidades que vieram da Biosev estão localizadas em regiões estratégicas e, por isso, favorecem a expansão competitiva dos negócios da Raízen e permitiram a ampliação de mais 280 mil hectares de área plantada”, explica Francis Queen, vice-presidente executivo da Raízen.

LEIA MAIS > Com o etanol, o Brasil tem tudo para ser líder mundial na transição para a indústria de baixo carbono
Francis Queen, vice-presidente executivo da Raízen

A partir de agora, a marca Biosev deixa de existir e todas as unidades passam a exibir identidade visual Raízen. “Importante destacar que os ativos de Biosev representam inúmeros ganhos de escala para a Raízen. Além de uma oportunidade de ampliação de uma agricultura sustentável, que prioriza as boas práticas agrícolas, estamos adotando as melhores práticas de cada uma das empresas e, com essa sinergia foi possível otimizar custos operacionais, de gestão e de capital em todos os nossos processos”, pontua Queen.

Para que a integração fosse realizada neste curto espaço de tempo, a Raízen criou um grupo de trabalho, de aproximadamente 200 pessoas, que passou a atuar diretamente no processo de revisão das estruturas, permitindo assim, aproveitar o melhor de cada uma das empresas. Neste período, realizou mais de 270 treinamentos focados em novos processos e sistemas. Para se ter a dimensão da complexidade de alguns destes processos, vale destacar que apenas ao time de operação foram dedicadas 8.000 horas de capacitação com a implementação de um novo programa de governança de permissão de serviços o que permitiu a padronização de processos e, consequentemente, a redução de acidentes.

“A Raízen é resultado de uma joint venture entre a Shell e a Cosan. Portanto, obviamente que, pela nossa própria expertise, todo processo de integração foi bem estruturado. Então, planejamos um processo completo, com grandes desafios de comunicação para auxiliar nesta gestão de mudança. Afinal, precisávamos extrair as melhores práticas de ambas as partes, porque tudo isso iria impactar a vida de todas as pessoas dessa nova companhia. Não apenas dos 10 mil funcionários que estavam chegando de Biosev, como também das mais de 30 mil pessoas do lado da Raízen”, pontua Queen.

LEIA MAIS > Canaplan projeta moagem de 545 milhões de toneladas para safra 2022/23

Visão de futuro

Unidade Biogás – Raízen

A companhia tem um plano de expansão extremamente robusto, comprometido com a agenda ESG, que valoriza as fontes sustentáveis como uma resposta possível a uma necessidade global de mudanças efetivas no setor, como forma a mitigar os impactos provocados pelas mudanças climáticas. Esse esforço inclui o investimento contínuo em biocombustíveis, bioeletricidade e bioprodutos — com destaque para o biogás e o etanol de segunda geração (E2G), que são duas grandes apostas da companhia para o futuro.

“Isso significa que, para colocar em prática tudo o que estamos planejando, vamos precisar e, muito, de todo o nosso time. Também significa dizer que essa é uma empresa de oportunidades, porque nós temos um otimismo muito grande em relação ao setor e a tudo o que vamos construir. Só que para superar esse desafio, nós vamos precisar de uma equipe integrada. Não é um ou outro, é um mais o outro. A gente vai precisar de todo mundo. Não podemos abrir mão de ninguém. É por isso que concluir esse processo de integração com sucesso e de forma tão rápida é muito importante para nós”, ressalta o vice-presidente da Raízen.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram