JornalCana

Quem bate?

Para um bom aproveitamento no final da safra é preciso cuidados prévios que vão além de cuidar do solo e do plantio. Manter- se atualizado com as condições climáticas pode salvar a plantação de uma chuva, tempestade ou de fortes geadas. E, como esta safra se mostra climaticamente atípica com chuvas e geadas, é aconselhável acompanhar e tentar se antecipar às previsões.

O Cepagri – Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp disponibiliza site específico para Campinas e região, que atende toda a parte climática relacionada à agricultura, com uma previsão de 90% em uma margem de cinco dias. Em contrapartida, o site da Agritempo abrange informações para todos os estados do Brasil. Suas previsões não são apenas para temperatura e umidade, o site conta com um sistema completo para monitoramento de estiagem e índice de secas.

Segundo Jurandir Zullo Junior, pesquisador do Cepagri, para conseguir resultados mais positivos, seria necessário um treinamento dentro das usinas e empresas, para casos de tempestades repentinas e geadas. “Chuvas fortes, microexplosões e geadas podem ser previstas, porém, o ideal seria um acompanhamento real com tecnologia avançada para uma melhor precisão, mas o Brasil ainda não disponibiliza tal equipamento”, explica Jurandir. “Em grandes empresas, o necessário seria disponibilizarem um treinamento mensal para os funcionários em casos de grandes tempestades, geadas e até incêndios”.

Leia matéria completa, clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram