JornalCana

Quatro perguntas para Elizabeth Farina

"Não há uma palavra sobre cana-de-açúcar no Plano Safra"
“Não há uma palavra sobre cana-de-açúcar no Plano Safra”

1 – Como a senhora avalia o Plano Safra em relação ao setor?

Não sei do que se trata, já que não há uma palavra sobre cana-de-açúcar no Plano Safra. Ele foi apresentado pela presidente da República mas não consta nada em relação ao setor, mesmo sabendo que passamos por extrema dificuldade financeira.

2 – Diante disto, o que a senhora tem feito?

Podemos participar de várias maneiras em busca de melhorias. Mas tudo é demorado e, neste caso, trata-se de uma longa negociação com o Ministério da Agricultura. Mas o ministro Neri Geller tem se mostrado bastante empenhado em acelerar alguns procedimentos, possíveis de serem implementados num prazo mais curto de tempo. Estamos trabalhando para que as coisas possam evoluir.

3 – Quais seriam estes procedimentos?

Apesar de parecer uma medida pequena, teria um impacto muito grande. Falo da possibilidade de financiamento para armazéns de estocagem de açúcar. É um assunto pouco falado por aqui, mas se pensarmos que o Brasil é líder mundial na exportação da commodity, veremos quão importante seria termos este recurso. Somos o país com menor capacidade de estocagem em relação ao que é produzido.

4 – E qual seria a principal vantagem?

Por aqui isso ainda é pouco falado, mas li em um jornal americano que o Brasil é líder mas não forma o preço do mercado internacional. Isso acontece exatamente porque não temos capacidade de estocagem suficientemente grande para explorar essa posição. Então, este é um dos pleitos junto ao Ministério da Agricultura.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram