JornalCana

Quais são as estratégias de diversificação mais promissoras para a 21/22

Conheça a primeira delas nesse primeiro post de uma série de 3 publicações

O açúcar, etanol e energia elétrica cogerada são tradicionais subprodutos da cana-de-açúcar consolidados. Obviamente, turbulências de mercado afetam, ora o etanol, ora o açúcar, alternando o mix produtivo. Sendo que nessa gangorra o açúcar vem se mantendo em alta nas últimas safras. No entanto, o setor que sempre inova em sustentabilidade também cria novas estratégias de diversificação para acrescentar lucro ao caixa.

Três delas vem ganhando força a cada nova safra e outras estão surgindo de forma promissora. Vamos iniciar nesse post que faz parte de uma série de três publicações onde pretendemos mostrar essas novas fontes de receita que se mostram cada vez mais promissoras falando sobre a fabricação do etanol de milho.

Cresce a produção de etanol de milho

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), informam que atualmente existem 14 usinas produtoras de etanol de milho. Elas são localizadas no Estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso. Sete utilizam apenas o grão do milho para gerar etanol e outras sete são híbridas: utilizam cana-de-açúcar e milho em seu processo produtivo.

LEIA MAIS > Mato Grosso do Sul terá a sua primeira indústria de etanol de milho

Ainda de acordo com a ANP, de janeiro a dezembro de 2019, elas produziram 2,12 bilhões de litros de etanol, sendo que 711,86 milhões foram fabricados pelas unidades que somente utilizam milho como matéria-prima.

SAIBA MAIS > Artigo: Etanol de biomassa de milho

Mais recentemente, nos quatro primeiros meses de 2020, 14 usinas produziram 787,82 milhões de litros do etanol, sendo que 488,32 milhões foram apenas com o milho. Os Estados que produzem são Mato Grosso e Goiás. Onde existe a possibilidade de novas unidades serem construídas ou anexadas, aumentando assim, a produção brasileira do biocombustível.

DDG pode acrescentar ainda mais receita às usinas

Isso sem falar no DDG. O DDG é o grão de milho seco por destilação e é um dos produtos de uma indústria de etanol de milho. Este farelo proteico é usado há muito tempo por pecuaristas em países como Estados Unidos, Argentina e Paraguai. Com a expansão do mercado do etanol de milho no Brasil, o DDG começa a ser ofertado no mercado nacional e mesmo internacional, com  importância relevante principalmente para a nutrição do gado de corte.

Uma amostra interessante disso é que já existem unidades comercializando o produto. A União Nacional do Etanol de Milho (Unem) liberou em seu site institucional a relação de usinas produtoras de etanol de milho que estão comercializando DDG. O objetivo é facilitar a relação entre compradores e produtores. Confira a lista.

O JornalCana promoveu uma oportunidade valiosa para os interessados no assunto. O webinar Etanol de Milho, E2G, Biogás e Outras Estratégias de Diversificação no Mercado Bioenergético reuniu 4 especialistas para um debate exclusivo. Confira:

Patrocínio:

  • DT Faceum – Aplicativo de Marcação de Ponto por Reconhecimento Facial que está revolucionando o Agronegócio
  • GDT by Pró-Usinas– Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.
  • HB Saúde – Humanização e Tecnologia em Saúde
  • Resolv – Com cases bem-sucedidos em diversas usinas, a Resolv inova e passa a oferecer uma completa plataforma de serviços, incluindo facilities, Segurança Patrimonial e de Alimentação.
  • S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 50 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site www.usina40.com.br
  • TECO 2020, a maior conferência da indústria de etanol de milho da América Latina. Conhecimento, network, muita discussão de qualidade e inovação! De 16 a 18 de novembro no site tecoexperience.com

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram