JornalCana

Projetos apoiados pelo BNDES ajudam a evitar emissões de CO2

Número corresponde a 19 anos sem carros em São Paulo

Os projetos apoiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2015 ajudam a evitar a emissão de 52 milhões de toneladas de CO2. O número equivale a 19 anos sem carros na cidade de São Paulo.

O dado está no novo Portal NDC BNDES, iniciativa lançada na terça-feira, dia 2, e que demonstra como o Banco contribui para o Brasil atingir as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa estabelecidas no Acordo de Paris.

O nome do portal faz referência à sigla em inglês para Contribuição Nacionalmente Determinada (Nationally Determined Contribution — NDC), que é como são chamados os compromissos assumidos pelos países signatários do acordo.

LEIA MAIS > Volume de CBios supera em 3,5% a meta anual de emissões

O portal apresenta as contribuições do BNDES em três setores de atividade econômica: energias renováveis, florestas e mobilidade urbana. Ele está dividido em três áreas: a primeira aponta as emissões que estão sendo evitadas pelos projetos apoiados pelo Banco nesses setores ao longo de sua vida útil; a segunda informa os valores desembolsados para os projetos, georreferenciados por estados; e a terceira é um painel com as entregas previstas para operações do BNDES que estão associadas aos setores de energia, florestas e mobilidade urbana.

Para o cálculo de emissões evitadas, foi utilizada a Ferramenta de Cálculo de Redução de Gases de Efeito Estufa (GEE’s) do Programa Fundo Clima, disponível no site do BNDES. A ferramenta foi desenvolvida e aprimorada em parcerias com a FGV, a Embaixada Britânica no Brasil e o KFW.

LEIA MAIS >Biogás pode reduzir emissões de metano em mais de 30% até 2030

Assinado em 2015, o Acordo de Paris tem como objetivo principal não permitir que o planeta se aqueça além de 1,5ºC até o final do século 21. Cada país signatário estabeleceu suas próprias metas de redução de emissão de gases de efeito estufa — as NDCs.

A NDC brasileira de 2015 estabelece que o país deve reduzir suas emissões em 37% até 2025 e em 43% até 2030, em relação às emissões de 2005. Além disso, em 2021, o Brasil ainda se comprometeu a ampliar sua ambição para 50% de redução até 2030 e alcançar emissões líquidas neutras até 2050, ou seja, tudo que o país emitir deverá ser compensado com fontes de captura de carbono, como plantação de florestas, recuperação de biomas ou emprego de outras tecnologias.

“A criação do portal reflete o compromisso do BNDES de apoiar o Brasil no atingimento de sua NDC, para termos uma economia neutra em carbono em 2050”, explica o diretor de Operações do Banco, Ricardo Barros.

LEIA MAIS > Raízen e Bonsucro celebram 10 anos da primeira certificação

O portal foi desenvolvido em consonância com o Plano de Ação da Política de Responsabilidade Socioambiental do BNDES 2018-2020, que estabeleceu a diretriz de alinhamento estratégico com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a NDC brasileira.

O Portal NDC BNDES pode ser acessado em http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/desenvolvimento-sustentavel/resultados/emissoes-evitadas/emissoes-evitadas .

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram