JornalCana

Profissional da Adecoagro dá detalhes sobre como transformar uma unidade em Usina 4.0

Heberson Martins revela como se estrutura a automação para a transformação digital na indústria

O premiado Heberson Martins dará detalhes sobre automação para transformação digital da indústria

Uma das razões que justificam o crescente interesse dos acionistas das usinas em transformar suas unidades produtoras em Usina 4.0 deve-se ao aumento da eficiência produtiva. Além disso, estudos indicam potenciais reduções de custo de manutenção e baixo consumo de energia. A princípio, as porcentagens são significativas. Primeiramente, uma Usina 4.0 pode aumentar a eficiência do trabalho em até 25%, reduzir seus custos de manutenção em até 40%. E, igualmente, reduzir o consumo de energia em até 20%.

DESTAQUE > Como a Usina Pitangueiras usa inteligência artificial para otimizar a extração na moenda
Então, qual é o primeiro passo para a transformar uma planta em Usina 4.0?

Para Heberson Martins, Geração de Energia e Novos Projetos em Elétrica e Automação da Adecoagro o primeiro passo é fazer a lição de casa. Martins é um profissional com larga experiência no assunto. Ele atuou em 2005 na montagem da unidade Terra Rica, do Grupo Santa Terezinha. Depois foi para o Mato Grosso do Sul, para a Adeacoagro Angélica — participando das duas fases de projetos de instalação da usina. Até que, finalmente, chegou a unidade Ivinhema, também do Grupo Adeacoagro, onde fez parte das duas fases de projetos e atua neste momento área de novos projetos e energia elétrica.

Lição de casa das usinas deve ser bem feita

“As usinas falam muito em digitalização e em Usina 4.0, mas não fazem bem o dever de casa. Se for bem feito, com a digitalização da indústria, a usina pode, de fato, alavancar e maximizar sua produção”, afirma Martins. De acordo com ele outro detalhe necessário para a implantação de uma indústria 4.0 em uma usina passa por encontrar mão de obra qualificada. “Esse tipo de mão de obra é escassa, mas fundamental para conduzir bem o processo”, ressalta.

LEIA MAIS > Já sabe o que é Usina 4.0? Gestores de usinas explicam
Profissional da Adecoagro dá detalhes do passo a passo para implantar indústria 4.0

Heberson Martins, Geração de Energia e Novos Projetos em Elétrica e Automação da Adecoagro, participou no dia 8 de julho do Webinar JornalCana USINA 4.0 – A Transformação Digital da Indústria, e apresentou um passo a passo sobre a montagem de uma indústria 4.0 em uma usina. “Foram detalhes de como se estrutura uma automação: desde a parte de instrumentação; hardware; software; controle avançado; RTO; chegando aos níveis superiores — colmeias”, informou Martins.

Confira os gestores de usinas que estarão presentes no Webinar Jornalcana

Além do profissional da Adecoagro estiveram presentes no Webinar:

  • Alexandre Menezes, gerente de divisão industrial do Grupo Pedra Agroindustrial;
  • Fábio Ramos, gerente Executivo Administrativo da Bevap;
  • João Henrique de Andrade, diretor Vice-presidente da Usina Pitangueiras e
  • Nelson Nakamura, engenheiro mecânico com pós-graduação em produção, especialização em engenharia química e PhD em administração de empresas e diretor da Soteica do Brasil.
Assista na íntegra:

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram