JornalCana

Produção nacional de cana tem potencial para atingir 623 milhões de toneladas

Estimativa é da DATAGRO

O mix de produção da safra de cana-de-açúcar 2021/22 deverá continuar açucareiro devido à tendência de manutenção dos bons preços em reais para o alimento, afirmou o economista sênior e sócio da DATAGRO, Bruno Freitas, em painel do primeiro evento “Warm-up” para a 21a. Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, que acontece no segundo semestre, realizado no formato on-line na manhã desta quarta-feira (05).

Freitas também destacou as estimativas da consultoria para o ciclo 2021/22 e pontuou que a produção nacional tem potencial para atingir 623 milhões de toneladas, sendo 572 mi t para o Centro-Sul e 51 mi t para o Nordeste.

No caso do Centro-Sul, a produção de açúcar prevista é de 36,3 milhões de toneladas, recuo de 5,6%, enquanto que a de etanol está estimada em 28,4 bilhões de litros, queda de 6,3%. Já a produção de etanol a partir do milho, terá alta de 32,5%, projetada em 3,4 bilhões de litros.

O economista sênior ainda comentou que 2021 será um ano de excedente de Créditos de Descarbonização (CBios), e que aguarda uma menor volatilidade nos preços do título. Até 30 de abril, segundo ele, as partes obrigadas, ou seja, as distribuidoras de combustíveis, já haviam comprado cerca de 25% da meta da aquisição de CBios prevista para o ano.

LEIA MAIS > Fenasucro & Agrocana é adiada e acontecerá entre 9 e 12 de novembro de 2021

Para o diretor da Usina Alta Mogiana, Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo, deverá ocorrer a recomposição da demanda tanto do açúcar quanto do etanol neste ano, porém o executivo chamou a atenção para o aumento dos custos de produção, bem como para estiagem que pode prejudicar o desenvolvimento dos canaviais.

A abertura do “Warm-up” contou com a participação das principais lideranças do segmento da região e foi conduzida pelo presidente da DATAGRO, Plinio Nastari. Marcaram presença na transmissão Edmundo Barbosa, presidente do Sindálcool (PB); Pedro Robério de Melo Nogueira, presidente do Sindaçúcar (AL); Renato Pontes Cunha, presidente do Sindaçúcar (PE); e Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana.

Durante o evento foram homenageados também lideranças, entre dirigentes e executivos, da cadeia produtiva sucroenergética do Nordeste. Foram homenageados: Jorge Petribú, presidente do Grupo Petribú (PE); José Carlos Maranhão, ex-presidente da Anapa (DF); e Luiz Antonio de Andrade Bezerra, presidente do Grupo Serra Grande (AL). “Os homenageados foram escolhidos por serem exemplos absolutos de ética, persistência e resiliência”, disse Nastari.

Outros detalhes sobre a temporada de cana atual serão dados no webinar “Safra Cana 21/22 – Projeções de Produção e Preços”, que será realizado hoje (5), a partir das 19h. Com moderação do jornalista Josias Messias, o evento on-line contará também com a participação de:

Antonio Padua Rodrigues, diretor técnico da UNICA;

Júlio Maria M. Borges, sócio-diretor na JOB Economia e Planejamento;

Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor presidente da Canaplan e

Maurício Ferreira Lopes, gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Faça a sua inscrição e assista ao webinar ao vivo: clique AQUI!

Patrocínio:

AxiAgro – Inteligência e Conectividade – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, não deixe de conhecer a AxiAgro, Solução de tecnologia e inteligência para extrair a máxima performance das operações agrícolas. Confira no site: AxiAgro.com.br

GDT by Pró-Usinas – Reduza os custos e o riscos na gestão de terceiros da sua usina! O software GDT de Gestão de Documentação de Terceiros, totalmente Saas, automatiza o fluxo de auditoria e validações, cabendo aos terceiros a tarefa de alimentar as informações e documentos no sistema.

HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.

Project Builder — Todas ferramentas de gestão de projetos e colaboração num só lugar. Conheça já!

S-PAA Soteica – Software de Otimização em Tempo Real presente em mais de 60 usinas, que maximiza a cogeração e a eficiência industrial, gerando ganhos superiores a R$ 1/tc. Saiba mais no site usina40.com.br

Telog – Soluções Logísticas para o setor sucroenergético

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram