JornalCana

Preços do açúcar só devem parar de cair no fim do ano

RAÍSSA SCHEFFER LOPES, DE RIBEIRÃO PRETO (SP)

Os preços do açúcar devem continuar em baixa no mercado internacional no curto prazo e a estimativa é que uma recuperação comece somente no m de 2017. Segundo especialistas, o futuro da commodity na bolsa vai depender dos fundos de investimentos.

De acordo com Andy Duff, porta-voz no Brasil do banco holandês Rabobank, se os fundos acharem que ainda há mais espaço para lucrar com as posições atuais, eles caem e a pressão continua.

“No momento que surgem notícias que poderiam provocar perdas para eles, eles saem do mercado. E, em tal momento de saída, quanto maior a posição deles no mercado, mais violenta é a reação do preço”, arma Duff.

Ainda segundo o executivo do Rabobank, as notícias que provocam reações assim no mercado são geralmente imprevisíveis, como “mu- dança de clima que impacta balanço mundial de oferta/demanda, mudança de política que impacta demanda para importações, etc…”

O mercado futuro de açúcar em NY tem registrado baixas seguidas, sempre abaixo de 19.49 centavos de dólar por libra-peso, valor da última semana de dezembro de 2016.

Variáveis

Para o consultor Jose Carlos De Lima Júnior, há muitas variáveis, mas os preços deverão permanecer pressionados no curto prazo, “principal- mente pela safra que começou for- temente açucareira no Brasil, forte recuperação dos demais produtores e excedente de países produtores da comunidade europeia, que pode chegar a 3 milhões de toneladas de açúcar na safra mundial 17/18 que se inicia em out/17, fora a recente frustração das importações de Índia e China.”

Leia a matéria completa, clicando aqui.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram