JornalCana

Por que o controle biológico e manejo integrado de pragas nos canaviais continua crescendo

Grupos de usinas e especialistas respondem

Controle biológico e manejo integrado de pragas feito adequadamente gera cana mais produtiva

O manejo integrado da cana-de-açúcar está em alta. Mas o que está provocando o crescimento do controle biológico nos canaviais? Primeiramente, é importante recapitular que o fato do Brasil ser um país de clima tropical faz com que os canaviais tenham grande incidência de pragas.

LEIA MAIS > Dois grandes grupos apresentam detalhes sobre controle biológico e manejo integrado de pragas

Em segundo lugar, os biodefensivos passaram a ser demandados não só para a agricultura orgânica, mas para todos os produtores que querem otimizar o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e há uma vasta quantidade de opções consolidadas no mercado.

LEIA MAIS > CerradinhoBio vai construir nova planta de etanol de milho em Maracaju (MS)

Além disso, o controle biológico reduz o consumo de agroquímicos e os custos de manejo. Bem como, pode-se somar também a esses fatores que o maior uso dos biológicos é sustentável e reduz os riscos à saúde humana, ao meio ambiente e às próprias lavouras de cana-de-açúcar de se tornarem resistentes aos defensivos químicos. 

LEIA MAIS > Veja como é feito o manejo de maturador nos canaviais da Vale do Verdão

Outro fator é que há uma demanda por soluções que resultem em menor impacto em termos de resíduos, principal característica dos agentes biológicos. Completa, em parte, a lista o fato de que o controle biológico também aumenta a produtividade da cana nos dois aspectos principais: Toneladas de Cana por Hectare (TCH) e Toneladas de Açúcar por Hectare (TAH). Tudo isso também contribui com situações como os problemas com a estiagem e as geadas.

Todavia, esse resumo ainda é insuficiente em oferecer todas as respostas sobre o crescimento do controle biológico nos canaviais. Por isso o JornalCana reúne amanhã, 4/8, às 19h, um time altamente qualificado durante a 2ª SESSÃO, da 3ª MARATONA CANABIO – Controle Biológico & Manejo Integrado de Pragas. O painel tem as presenças confirmadas de:

  • Elton Martins, gerente de cana na Agrobiológica Sustentabilidade  
  • Guilherme Mantovani, especialista Corporativo em Manejo de Pragas e Doenças da Raízen  
  • Lars Schobinger, sócio diretor da Blink Strategies
  • Paulo Gutierrez, especialista em desenvolvimento técnico e experimentação agrícola da Tereos
Como participar

Para participar é fácil. Acesse: www.canabio.com.br e se inscreva GRATUITAMENTE!

Patrocínio:
  • Agrobiológica Sustentabilidade — Nascemos com Uma Vocação! Ser a plataforma mais completa e inovadora de soluções biológicas para a produtividade sustentável da agricultura brasileira.
  • AxiAgro – Otimizar o uso de máquinas e equipamentos é estratégico para a competitividade das usinas. Neste sentido, sua usina merece muito mais do que computador de bordo e telemetria, merece inteligência e conectividade sem limites!
  • Microgeo — Uma empresa 100% brasileira e com 21 anos no setor de biológicos. Tem como foco a produção e comercialização da inovadora Biotecnologia MICROGEO® para a produção do adubo biológico exclusivo e adaptado à região.
  • HRC — Conheça o Clean Cut, programa de desenvolvimento de alta performance da colheita mecanizada.
  • Wiser —Novas tecnologias e soluções para a agricultura

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram